07 de fevereiro de 2024

Assembleia aprova projetos de lei de Leandro Bello que beneficiam consumidores

Matérias tratam, respectivamente, sobre a obrigatoriedade de divulgação dos valores originais e promocionais de produtos e a divulgação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta

Assembleia aprova projetos de lei de Leandro Bello que beneficiam consumidores

Design sem nome (10)

Deputado Leandro Bello destacou que PLs objetivam resguardar os consumidores de possíveis práticas abusivas

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (7), os Projetos de Lei 237/2023 e 491/2023, de autoria do deputado Leandro Bello (Podemos). As proposições tratam, respectivamente, sobre a obrigatoriedade de divulgação dos valores originais e promocionais de produtos comercializados de forma direta ao consumidor e a divulgação e informação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta, por restaurantes, lanchonetes, bares hotéis e demais estabelecimentos de gênero similar.

As matérias foram encaminhadas à sanção do governador Carlos Brandão (PSB) pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

O PL 237/2023 dispõe que o estabelecimento comercial varejista, que comercialize produtos de forma direta, ao anunciar descontos ou promoções, ficará obrigado a divulgar o valor original do produto e o valor promocional, para que o desconto seja percebido de forma clara e precisa pelo consumidor.

A norma estabelece ainda que produto com seu preço original não poderá ser divulgado como integrante de promoção, descontou ou liquidação.

Por sua vez, o PL 491/2023 normatiza a divulgação e informação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta, bem como sua natureza opcional e facultativa, quando cobrada por restaurantes lanchonetes, bares, hotéis e demais estabelecimentos de gênero similar.

O texto normativo estabelece que as referidas informações devem ser disponibilizadas em local de fácil acesso, com grande visibilidade e redigida de maneira que facilite a compreensão por parte dos consumidores.

Justificativa

Segundo o deputado Leandro Bello, tratam-se de proposições que objetivam resguardar os consumidores de possíveis práticas abusivas nas relações de consumo.

“É direito do consumidor ter acesso a informações prévias, corretas, claras e inequívocas. O Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei nº .8.078/1990), em seu artigo 6º, inciso III, determina que se tenha informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentam”, ressaltou.

Mais notícias

Assembleia realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Círculo de Oração

Iniciativa é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno

Violência doméstica e prevenção são destaque no programa ‘Toda Mulher’

Entrevistada foi a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de…

‘Saúde & Bem-Estar’ destaca a estética como ferramenta de reconstrução da autoestima feminina

Segundo a cosmetóloga Greyce Capelli, a autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e à forma como a pessoa…

‘Diário da Manhã’ detalha campanha de doação de sangue no Santuário de Nazaré

Projeto Irmãos de Sangue, realizado em parceria com o Hemomar, fará a coleta das doações no próximo dia…

“Café com Notícias” aborda a campanha Março Amarelo, de conscientização e combate à endometriose

Doença é comum e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva; campanha alerta para a importância…

CCJ inicia trabalhos de 2026 com análises de mais de 40 proposições

Projetos de Lei e Medidas Provisórias foram apreciadas pela comissão

Adelmo Soares fortalece o empreendedorismo feminino com programa ‘Páscoa Lucrativa’ em Caxias

Iniciativa exclusiva para mulheres aproveita o período de alta nas vendas de chocolate para gerar renda às participantes