26 de agosto de 2024
‘Café com Notícias’ destaca pesquisa do IBGE que aponta encolhimento da população do MA
Conversa foi com o tecnologista em Informações do IBGE, Reinaldo Ribeiro, que detalhou os números obtidos pelo levantamento
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O assunto do programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (26), na TV Assembleia, foram os resultados de pesquisa sobre crescimento populacional do país, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A apresentadora e jornalista Elda Borges conversou com o tecnologista em Informações do IBGE.
Entre os resultados obtidos, está a projeção de encolhimento acelerado da população, processo que já era esperado, mas não tão rápido. E esse encolhimento terá impacto direto no Maranhão.
“O IBGE foi a campo em 2022 para realizar o Censo Demográfico e constatou que algumas unidades da Federação, como o Maranhão, teve um comportamento, uma dinâmica demográfica mais frágil do que outras unidades. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2022, a população do Maranhão, de acordo com os resultados dessa jornada censitária, cresceu ao ano 0,25% bem abaixo da média do Brasil que foi de 0,52 ao ano, e muito diferente do que aconteceu entre 2000 e 2010, quando o Brasil cresceu ao ano 1,18 e o Maranhão, 1,54”, explicou Reinaldo Ribeiro.
E segundo o tecnologista em Informações do IBGE, como base nesse estudo de projeção de população, o Maranhão começará o processo de diminuição da sua população no ano de 2034. Segundo os números, o estado sairá dos atuais 6.998.087 de habitantes (referente a 2022) para 7.048.055 em 2033. Apenas três outras unidades da Federação começarão esse processo de encolhimento antes do Maranhão: Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Reinaldo Ribeiro explicou, ainda, que fatores como a economia, atrelada ao fluxo migratório negativo do estado, pode ter levado à antecipação desse processo no Maranhão.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar