03 de abril de 2025
Assembleia concede Título de Cidadã Maranhense à juíza aposentada Mônica De Lucca
Sessão solene foi realizada por iniciativa do deputado Leandro Bello e contou com presença de parlamentares e autoridades do Judiciário

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Nesta quinta-feira (3), em Sessão Solene, no Plenário Nagib Haickel, por iniciativa do deputado Leandro Bello (Podemos), a Assembleia Legislativa concedeu o Título de Cidadã Maranhense à juíza aposentada Mônica Elias De Lucca.
O ato solene foi comandado pelo deputado Carlos Lula (PSB) e contou com a presença, dentre outras autoridades, do desembargador Gervásio Santos Júnior, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA); do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), desembargador Paulo Velten; do desembargador James Magno, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-16/MA); da vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juíza Suelly Feitosa; do Cônsul Honorário da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, e do desembargador Jamil Gedeon.
Prestigiaram a cerimônia os deputados Leandro Bello (Podemos), Aluízio Santos (PL), Ariston (PSB), Florêncio Neto (PSB), Eric Costa (PSD), Rodrigo Lago (PCdoB), Othelino Neto (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), João Batista Segundo (PL) e Neto Evangelista (União).

Reconhecimento
Em sua saudação à homenageada, o deputado Leandro Bello destacou a trajetória de Mônica De Lucca em favor do desenvolvimento do Estado do Maranhão.
“Mônica mora no Maranhão há muitos anos e adora o nosso estado. Seu coração é maranhense. Tem contribuído muito com o desenvolvimento do Maranhão com o seu trabalho de aproximação e intercâmbio da cultura maranhense e italiana, o que eleva o nosso estado ao nível internacional. Esse título representa também o reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa do Maranhão do inabalável compromisso de Monica de Lucca com a Justiça”, frisou.
O desembargador Gervásio Santos Júnior, marido de Mônica De Lucca, ressaltou a contribuição da magistrada aposentada para o estado do Maranhão.
“Monica tem grande relação com a comunidade jurídica maranhense. Tem contribuído muito com a luta associativa da magistratura em todo o Brasil. Na qualidade de esposo, também me sinto muito honrado com esse reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa do Maranhão”, assinalou.
A homenageada é natural de Criciúma (SC) e iniciou sua carreira profissional em Florianópolis. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde anos depois foi aprovada em primeiro lugar para lecionar naquela instituição.
Após a aposentadoria, mudou-se para São Luís iniciando uma nova fase de sua vida profissional junto ao Consulado Italiano e à Câmara Ítalo-brasileira de Indústria e Comércio. É presidente da Instituição Cultural Circolo Itália do Maranhão.

Agradecimento
A juíza Monica De Lucca agradeceu a homenagem e disse se sentir honrada com o Título de Cidadã Maranhense.
“Gratidão é o sentimento que me inspira neste momento tão significativo de minha vida. Gratidão, especialmente, ao autor da proposição, deputado Leandro Bello. Agora, o Estado do Maranhão é também minha terra de origem. Cidadania abrange direitos e deveres. Assumo de bom grado esses compromissos com o Estado do Maranhão. Palavras são insuficientes para expressar o quanto estou honrada com essa homenagem, que partilho com a comunidade jurídica maranhense”, afirmou.
Mais notícias
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira
‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida
Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…