15 de maio de 2025
Edna Silva reforça denúncias contra abuso sexual de crianças em Buriticupu e pede maior atenção dos órgãos competentes
A deputada afirmou que o combate à exploração sexual infantil é uma luta que exige união de todos e pediu a conclusão dos inquéritos no município

Agência Assembleia
A deputada Edna Silva (PL) falou, na sessão plenária desta quinta-feira (15), em defesa de uma atuação conjunta no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Maranhão, com destaque para o fortalecimento de leis, apoio às vítimas e responsabilização de agressores, além de cobrar a conclusão de denúncias e inquéritos relacionados ao tema em Buriticupu. Segundo a parlamentar, são 54 casos de abusos de vulneráveis e mais de 40 de abuso de maiores de idade sem penalizações, no município.
“Eu quero juntar a minha voz a todos aqueles que dedicam sua vida ao combate contra a exploração sexual de crianças e adolescentes: conselhos tutelares, casas de acolhimento e a toda a rede voltada à proteção das nossas crianças. O dia 18 de maio é apenas uma data para lembrarmos de casos ocorridos em diversas famílias, mas o combate à violência contra crianças tem que ser vivido a cada instante. É nossa responsabilidade criar mecanismos para que essa prática seja evitada”, disse Edna Silva.
De acordo com a deputada, o combate à exploração sexual infantil é uma luta que exige a união de todos e pediu à Comissão de Segurança Pública da Casa o acompanhamento da conclusão de denúncias e inquéritos relacionados ao tema, no sentido de cobrar imediato posicionamento da delegacia de Buriticupu em relação aos casos de abuso sexual sem resposta concreta à sociedade, trazendo ainda ao conhecimento da Corregedoria da Polícia Civil.
“Para que sejam apurados e os responsáveis punidos por omissão e prevaricação. Mas, infelizmente, sabemos que esses episódios acontecem, e também é nossa responsabilidade não permitir que esses crimes fiquem impunes. Essa prática abominável causa danos irreparáveis às vítimas, afetando não apenas sua infância, mas também sua vida inteira”, complementou.
Por fim, a deputada assegurou que não vai permitir que a exploração sexual infantil continue a destruir vidas. Ela defendeu atuação conjunta e reforçou que são 94 casos que, até hoje, a Justiça ainda não deu resposta concreta para as famílias e para todas aquelas crianças e adolescentes que foram abusadas.
Mais notícias
Em Barreirinhas, deputado Catulé Júnior reforça compromisso com o turismo na região dos Lençóis
Na pauta, a união de esforços para impulsionar políticas públicas que favoreçam o setor turístico, essencial para a…
Gedema realiza emocionante festa para mães de alunos do Projeto Sol Nascente
Evento contou com apresentações culturais, palestra sobre proteção à infância e momentos de confraternização
Davi Brandão participa de Encontro dos agentes de saúde do Maranhão e reforça apoio à categoria
Deputado destaca o compromisso do governador Brandão, reconhece o papel fundamental dos agentes e exalta o trabalho do…
Deputados fortalecem luta em prol dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
Parlamentares participaram do Encontro das categorias e anunciaram a formação de uma Frente que atuará para prover melhorias…
Dilercy Adler detalha programação alusiva aos 100 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão no “Em Discussão’
Exposições, palestras e reedições de livros e periódicos marcarão a data histórica, celebrada em 20 de novembro deste…
Presidente do MEI fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre a importância do Dia Nacional da Adoção
Abel Lima destacou o trabalho da entidade, a realidade da adoção no Brasil e os passos para adotar…
Adelmo Soares critica pedido de empréstimo no valor de R$ 30 milhões feito pela Prefeitura de Rosário
O deputado disse que está solidário com os vereadores do município, Cristian Luan, Gustavo Reis e Ângela Nazar,…
Avanços do Programa Maranhão Livre da Fome são destaque no ‘Diário da Manhã’
Secretário Alberto Barros informou que os indicadores sociais e de mercado estão melhorando no Maranhão