20 de maio de 2025
‘Café com Notícias’ aborda causas do autismo com o obstetra José Ribamar Bogéa
O ginecologista e obstetra explicou que os fatores genéticos e associativos são apontados como causas do transtorno e que há formas de reduzir os fatores associativos

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
O programa “Café com Notícias”, da TV Assembleia, abordou, nesta terça-feira,20, o tema reprogramação epigenética, com o médico ginecologista e obstetra José de Ribamar Bogeá.
À jornalista e apresentadora Elda Borges, José Ribamar Bogeá esclareceu que sua abordagem é diferenciada porque considera que se pode mitigar fatores associativos do autismo na gestação, ou seja, no período pré-gestacional.
“Sabemos que o DNA é imutável. A gente nasce e morre com ele. Porém, na década de 1970, alguns pesquisadores perceberam que o meio ambiente exerce influência na formação dos indivíduos, ou seja, o ambiente faz a modulação genética a nível dos genes sem mudar a configuração do DNA. E o período gestacional é uma fase de intensa modulação epigenética”, esclareceu Dr. Ribamar Bogéa.
O médico explicou que os genes, a formação das células, a formação do sistema nervoso central e o tubo neural são fases fundamentais para a formação dos indivíduos.
Reprogramação epigenética
“É a partir da formação do tubo neural que o sistema nervoso começa a ser diferenciado, o que permite a diferenciação das células para a formação dos demais órgão como, por exemplo, o cérebro, a coluna. Então, quando a gente fala de gestação, a gente está falando de um ambiente adequado, no qual a gente pode intervir e mitigar muitas doenças como, por exemplo, o risco de um bebê nascer com o Transtorno do Espectro do Autismo [TEA]”, afirmou o obstetra.
José Ribamar Bogeá esclareceu que a causa do autismo não advém de fatores puramente genéticos, mas também associativos. “O que estou dizendo é que duas gestantes submetidas ao mesmo ambiente seus bebês podem ou não adquirir o espectro autista de acordo com a intervenção que seja feita no período gestacional buscando interferir no processo de modulação genética. De forma que uma gestante pode ter, a que não sofreu intervenção de modulação genética pode não ter o espectro autista”, explicou.
Por fim, José Ribamar Bogéa disse que o risco global de se adquirir o transtorno do espectro autista, por exemplo, se tiver mil gestantes, ou seja, mil crianças, é de 1 a 2%, se colocando a individualidade de cada uma.
“Estou falando sobre o risco absoluto de 1% a 2%. Agora, se eu separo esse grupo de gestante, por exemplo, as com obesidade e sem obesidade vão ter um risco adicional de 50% em cima desse risco absoluto. Em geral, o risco do TEA é baixo, mas os fatores associativos é que vão diferenciar uma grávida de outra”, detalhou José Ribamar Bogéa.
O programa ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…