22 de maio de 2025

Deputados repercutem investimentos do Governo do Estado na área da saúde

Os parlamentares pontuaram que o governador Brandão não tem medido esforços para ampliar a rede de saúde e melhorar o atendimento na área

Deputados repercutem investimentos do Governo do Estado na área da saúde

Deputados Neto Evangelista, Dra. Vivianne, Cláudia Coutinho e Eric Costa destacaram os esforços do Governo do Estado para avançar na área da saúde

Agência Assembleia

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (22) da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputados repercutiram os investimentos realizados pelo governador Carlos Brandão (PSB) na área da saúde do estado, o que vem contribuindo diretamente para a ampliação da rede de atendimentos e a oferta de mais serviços para a população maranhense.

Da tribuna, o deputado Eric Costa (PSD) falou sobre a construção do hospital macrorregional de Imperatriz e que deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano. A unidade será um centro de referência para atendimentos cardiológicos, por exemplo, o que contribuirá diretamente para desafogar outras unidades de saúde.

Nós estamos prestes a receber, não só a Região Tocantina, mas todo o estado do Maranhão, uma grande obra para ajudar o atendimento não só dos maranhenses, mas de toda a região. Existem problemas, mas temos que reconhecer os avanços que o Maranhão tem alcançado”, disse o parlamentar.

A mesma opinião foi compartilhada pela deputada Dra. Vivianne (PDT), que também destacou a relevância dessa unidade de saúde. “Esse hospital vai ser muito importante, não só para a Região Tocantina, mas também para boa parte do sul do Maranhão. Saúde é uma área bastante desafiadora e jamais deixará de ter problemas, mas o governador Carlos Brandão está tentando resolver e avançando o máximo possível nesse setor”, destacou.  

Situações antigas

O deputado Neto Evangelista (União Brasil), líder do governo no Parlamento Estadual, rebateu as denúncias de que os problemas na área da saúde do Maranhão são recentes. De acordo com o parlamentar, é necessário observar toda a conjuntura nacional do SUS, que impacta diretamente no estado. Segundo o parlamentar, mesmo em um cenário de poucos recursos, o governador Carlos Brandão tem feito as ações necessárias para honrar compromissos fiscais e garantir o atendimento à população.

“O problema do SUS é nacional. Ele é subfinanciado pelo Governo Federal, ou seja, o que o governo repassa não dá nem para a metade quando se pega item por item. A rede de saúde cresceu e o governador Carlos Brandão teve que fazer todas as articulações, seja do ponto de vista técnico do cadastramento de leitos no Ministério da Saúde, seja do ponto de vista político da busca de recursos federais para ajudar no custeio da saúde”, afirmou Evangelista.

Ainda conforme o deputado, o governador Carlos Brandão tem feito o dever de casa do ponto de vista fiscal para garantir os pagamentos que viraram uma bola de neve. “Essa discussão, você não pode simplesmente dizer que todo o problema de saúde pública do Maranhão, que vem de centenas de anos, é do governador Carlos Brandão. Qual o problema que tem hoje e não tinha ontem? Nenhum”, frisou.   

Neto Evangelista acrescentou ainda que o crescimento do SUS no Maranhão fez com o que o estado assumisse responsabilidade que, inicialmente, não lhe competia. “O crescimento do SUS no Maranhão levou com que o estado assumisse responsabilidade que, pelo Sistema Único, não seria dele. Dei como exemplo a UPA, que quando foi desenhada era uma política municipal e o estado conseguiu colocar sob sua responsabilidade”, completou.   

A deputada Cláudia Coutinho (PDT), enfermeira por formação, relatou um pouco sobre a sua experiência profissional, destacando que problemas na área da saúde, como falta de leitos, não são de agora. “Essas dificuldades sempre existiram e sabemos que o problema, muitas vezes, está lá na ponta e muitos dos pacientes não são cadastrados devidamente no sistema”, comentou.   

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ destaca papel da neurociência e inteligência artificial em projetos de inovação no estado

Programa recebeu, neste sábado, o professor doutor Othon Bastos Filho, do Instituto Pedagógico de Educação e Gestão

Maranhão avança com nova ‘Rota do Queijo’ e conquista prêmios importantes no cenário nacional

Com sabores peculiares, o produto vem colocando o estado em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais…

Com articulação de Ricardo Arruda, obras do Aeroporto Regional de Grajaú são iniciadas

Parlamentar vinha se empenhando para que o projeto se tornasse realidade, desde que apresentou a Indicação ao governo,…

Movimentações recordes de cargas no Porto do Itaqui são destaque no ‘Diário da Manhã’

Só no primeiro semestre deste ano, o terminal maranhense movimentou 17,2 milhões de toneladas de cargas, segundo o…

‘Café com Notícias’ aborda a atuação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão

A diretora Susan Lucena informou, no programa, que, além do acolhimento, alojamento, apoio, defesa dos direitos e assistência…

‘Toda Mulher’ aborda avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos do neurodesenvolvimento

Programa recebeu a neuropsicóloga Rossana Queiroz, que falou sobre a importância da avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos…

Saúde e Bem-Estar destaca importância do fisioterapeuta forense para as perícias judiciais

Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o fisioterapeuta forense David Rabêlo, que explicou um pouco sobre…

Pneumologista Bráulio Nunes fala, no ‘Diário da Manhã’, sobre a incidência de doenças respiratórias no Brasil

Médico alertou sobre a redução da cobertura vacinal no país devido à disseminação de notícias falsas e destacou…