26 de maio de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda seminário internacional de arquitetos sobre a COP 30 que acontecerá em São Luís
O Seminário Internacional IAB Construindo uma Agenda Urbana Mundial para a COP30, ocorrerá dias 5 e 6 de junho, e reunirá arquitetos e urbanistas, gestores públicos e representantes do setor privado do Brasil e do mundo

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viégas
O programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu na manhã desta segunda-feira (26), o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MA), Marcos Dias. Ele fez uma explanação sobre o Seminário Internacional IAB Construindo uma Agenda Urbana Mundial para a COP30, que será realizado em São Luís, nos próximos dias 5 e 6 de junho.
Entrevistado pelo radialista Henrique Pereira, Marcos Dias explicou que o Instituto de Arquitetos do Brasil, em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (Cialp), realizarão o seminário no tradicional bairro da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
Marcos Dias informou que Seminário Internacional visa reunir arquitetos e urbanistas, gestores públicos e representantes do setor privado do Brasil e do mundo para discutirem e formular propostas que contribuam para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025.
Segundo Marcos Dias, a programação do Seminário Internacional acontecerá em forma de circuito cultural, com atividades realizadas no Teatro João do Vale e em diferentes casarões localizados na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís. Os debates abordarão temas como adaptação das cidades às mudanças climáticas, preservação de florestas, populações tradicionais, urbanização sustentável, arquitetura resiliente ao clima e financiamento de infraestruturas urbanas.
Desafios
“Desde a Carta de Atenas, em 1933, os desafios urbanos evoluíram, a crise climática se agrava e ameaça o planeta e as cidades. Em 2025, com mais de 8,2 bilhões de habitantes e 55% vivendo em cidades, a necessidade de sistemas urbanos resilientes é urgente. O Relatório Mundial das Cidades de 2024 alerta que os investimentos no enfrentamento às mudanças climáticas nas cidades só chegam a 20% do que é realmente necessário para esse fim. O Seminário ‘Construindo uma Agenda Urbana Mundial para a COP 30’ reunirá especialistas e autoridades para consolidar a Carta de São Luís, orientando ações urbanas e ambientais futuras”, declarou o presidente do Departamento do IAB Maranhão, Marcos Dias.
Ele acrescentou que, além dos debates, o Seminário Internacional vai constar de exposições, workshops e concursos abertos a toda a sociedade. A expectativa é de que o evento reúna mais de mil pessoas.
Marcos Dias assinalou que a ideia de um seminário internacional que trate de temas como meio ambiente e patrimônio no contexto da COP30 foi lançada em uma discussão entre arquitetos brasileiros e franceses na Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA), realizada em novembro de 2024.
A proposta começou a amadurecer a partir da relação histórica entre os dois países e será simbolizada em dois importantes fatos: o local de realização do seminário, São Luís do Maranhão, que foi fundada pelos franceses em 1612 e o Centro Histórico tombado pela Unesco, oferecendo, assim, um ambiente ideal para discussões sobre sustentabilidade
Junto ao seminário, nos dias 7, 8 e 9 de junho, os arquitetos e urbanistas sócios do IAB irão se reunir no 180º COSU. A agenda na capital do Maranhão finaliza-se com uma excursão a Barreirinhas e aos Lençóis Maranhenses, que são Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.
Assista ao programa no link: https://www.youtube.com/watch?v=SmwUdx4cCVI
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…