27 de maio de 2025
Comissão de Meio Ambiente aborda realização da 3ª Conferência Internacional sobre Variações Climáticas e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas
O deputado Eric Costa, presidente da Comissão de Meio Ambiente, destacou a importância de o Maranhão estar presente à conferência, que ocorrerá em Fortaleza, em setembro deste ano

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, na manhã desta terça-feira (27), um debate sobre a realização da 3ª Conferência Internacional sobre Variações Climáticas e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, que acontecerá em Fortaleza, Ceará, no período de 15 a 19 de setembro de 2025.
O presidente da Comissão, deputado Eric Costa (PSD), destacou a importância de o Maranhão participar do evento, que será realizado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
A reunião, realizada na Sala das Comissões, contou, também, com a presença do deputado Júnior Cascaria (Podemos), de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de representantes de entidades não-governamentais.
O superintendente do Centro de Prevenção de Desastres Ambientais da Sema, Joelson Caco Graça, afirmou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente está avançando num processo que visa alinhar as estratégias e ações para o evento.
“Para nós, essa 3ª Conferência Internacional sobre Variações Climáticas e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas tem uma importância muito grande, porque servirá para fortalecer o debate sobre os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas, com foco no semiárido brasileiro, que enfrenta desafios específicos devido à escassez hídrica e à desertificação”, afirmou Joelson Caco Graça.
O professor José Roberto de Lima, representante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, declarou que essa é a terceira conferência convocada pelo Estado do Ceará, com o apoio do Governo Federal, e será um espaço importante para integrar as questões climáticas ao contexto da COP 30, destacando a urgência das políticas globais voltadas para as regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas.
“Nós estamos às vésperas da realização da COP 30, a COP do clima, e essa discussão sobre o deserto semiárido tem um significado muito importante porque tem o objetivo de influenciar a COP 30, mostrar aos principais países do mundo, que têm a maior riqueza econômica em suas mãos, que os desertos semiáridos não podem ser tratados como questão marginal, tem que ser uma questão central. Essas regiões são muito importantes ao mundo inteiro, o tratamento tem que ser elevado”, afirmou José Roberto Lima.
Ao fim da reunião, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Eric Costa, disse que o debate foi muito importante: “Tivemos aqui a chance de iniciar uma discussão, que será aprofundada cada vez mais, sobre os eixos temáticos do evento, que terão como foco: clima, impactos, adaptação, mitigação e desenvolvimento sustentável”, frisou o parlamentar.
Mais notícias
Yglésio cobra celeridade na investigação da morte de professora em Tasso Fragoso
Joelma Rodrigues dos Reis morreu no dia 14 de abril e o caso ganhou uma ampla repercussão na…
Antônio Pereira avalia cenário político e destaca avanços do governo
Deputado afirmou que, de forma singular, ao contrário da gestão anterior, o governador Carlos Brandão tem buscado a…
Ana do Gás fala sobre caso envolvendo Mical Damasceno e defende mulheres
Ela sugeriu ao vice-governador, Felipe camarão, que compareça à Assembleia para falar sobre o assunto
Eric Costa destaca doação de caminhonetes a municípios
Deputado também falou sobre uma homenagem da Assembleia ao tenente Hilton Ferreira
Solange Almeida denuncia ter sido vítima de fake news durante campanha eleitoral
Ela se referiu ao pleito realizado ano passado, quando saiu candidata à prefeita de Santa Inês
Florêncio Neto propõe manifestação de desagravo à deputada Mical Damasceno por ofensas sofridas
O parlamentar disse que o caso requer um posicionamento firme de todos os deputados da Casa. Ele reafirmou…
Assembleia aprova mudanças em lei de incentivo a centros de distribuição no Maranhão
Principal mudança permite que parte dos empregos exigidos para adesão ao programa seja indireto
Assembleia Legislativa realizará o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão nesta quinta-feira
Programação será aberta às 8h pela presidente da Assembleia, Iracema Vale. Haverá, também, rodas de conversa e troca de…