28 de maio de 2025

‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados essenciais para a prática de exercícios físicos

A profissional de Educação Física, Giuliana Nogueira, deu orientações para uma rotina segura de exercícios físicos, como avaliação, alimentação adequada e respeitar os sinais do corpo

‘Saúde e Bem-Estar’ destaca os cuidados essenciais para a prática de exercícios físicos

A radialista Leda Lima recebeu a educadora física Giuliana Nogueira, nesta quarta-feira, e conversou com ela sobre a prática segura de exercícios físicos

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’, exibido nesta quarta-feira (28) pela Rádio Assembleia, trouxe orientações práticas sobre os cuidados necessários para manter uma rotina segura de exercícios físicos. A convidada foi Giuliana Nogueira, profissional de Educação Física e atleta amadora.

Durante a entrevista, Giuliana destacou à radialista Leda Lima, a importância de iniciar qualquer atividade física com responsabilidade, especialmente a corrida — uma das modalidades mais acessíveis e populares.

“A corrida é democrática, mas não é só calçar o tênis e sair. Avaliar a condição física e buscar orientação profissional são passos essenciais”, afirmou Giuliana Nogueira.

Segundo ela, respeitar os limites do corpo e adotar uma progressão gradual são atitudes que ajudam a evitar lesões e melhoram o desempenho.

“Quase todos podem correr, mas é preciso atenção aos sinais do corpo. Treinar com planejamento faz toda a diferença”, reforçou.

A educadora também lembrou que a prática esportiva deve estar acompanhada de bons hábitos. “Alimentação balanceada, hidratação, descanso e sono de qualidade são tão importantes quanto o treino em si”, disse.

Cuidados

Giuliana Nogueira chamou a atenção para os cuidados específicos com a prática da corrida em cidades litorâneas, como São Luís, onde o calor e a umidade são intensos. 

De acordo com a profissional de Educação Física, o ideal é correr nos horários mais frescos do dia, usar roupas leves, optar por locais com sombra e manter atenção redobrada à hidratação, já que a perda de líquidos à beira-mar é maior. 

“É fundamental manter-se bem hidratado antes, durante e depois da corrida, além de fazer pausas sempre que o corpo pedir. Em cidades quentes e úmidas como São Luís, o ideal é treinar nos horários mais frescos, usar roupas leves e dar preferência a locais com sombra. O clima exige atenção e adaptação constante”, concluiu Giuliana Nogueira.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…

Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses

A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…

Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025

Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…

‘Café com Notícias’ – Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano

As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…

‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025

Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública