29 de maio de 2025
Deputada Janaina destaca projeto-piloto do Maio Laranja na Creche-Escola Sementinha
Parlamentar destacou que ação tem o objetivo de formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção infantil no estado
Agência Assembleia
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (29), a deputada estadual Janaina Ramos (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar as ações desenvolvidas ao longo do mês de maio no combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A parlamentar deu ênfase especial ao projeto-piloto do Maio Laranja, implementado na Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com o objetivo de formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção infantil no estado.
A deputada reforçou que, desde o início de seu mandato, em 2023, vem se dedicando à causa da proteção da infância. Entre as iniciativas destacadas, estão a inclusão do Maio Laranja no calendário oficial do estado e a aprovação de uma lei que combate a erotização precoce. Em 2024, ela ampliou essa atuação com a sanção da Lei nº 12.311/2024, de sua autoria, que orienta escolas públicas maranhenses sobre práticas seguras de prevenção ao abuso sexual infantil.
“Tivemos um momento lúdico com as crianças da Creche Sementinha e do projeto Sol Nascente, onde falamos sobre os limites do corpinho delas, explicando que certas áreas são íntimas e só podem ser tocadas pela mãe, pai ou profissional autorizado, com consentimento dos pais”, destacou Janaina.
O projeto-piloto, desenvolvido na Sementinha com apoio do Gedema, teve uma programação estruturada em três etapas: orientação aos pais, capacitação dos servidores e professores da unidade, e atividades lúdicas com as crianças. A proposta, segundo a deputada, é ensinar de forma clara e adequada, inclusive para o público infantil, a importância de reconhecer e respeitar os limites do próprio corpo.
A deputada também agradeceu à presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, pelo apoio institucional ao projeto, e às profissionais do Instituto de Perícia da Criança e do Adolescente, pela parceria desde o primeiro ano do mandato.
Por fim, Janaina fez um apelo à bancada feminina e aos demais parlamentares para que o projeto seja expandido para o interior do Maranhão.
“É preciso formar mais agentes multiplicadores e envolver toda a sociedade civil e a rede de proteção para que possamos, juntos, reduzir os números alarmantes de abuso infantil em nosso estado. Maio está terminando, mas a nossa luta continua todos os meses do ano”, concluiu.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ informa sobre inscrições para feiras e exposições do calendário agropecuário de 2026
Subsecretário da Sagrima destacou o crescimento do setor no estado e reforçou a importância de os municípios garantirem…
Deputado Adelmo Soares fortalece cultura popular com 1ª edição do ‘Caxias Folia’
Evento reuniu mais de 40 blocos e levou às ruas cerca de 5 mil foliões, promovendo integração social…
Florêncio Neto destaca visão municipalista do governador Brandão e agradece por obras em Penalva
Segundo o parlamentar, Penalva tem tido um olhar especial do governador Carlos Brandão, com a execução de diversas…
Café com Notícias’ detalha ações da Campanha Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2026
Iniciativa busca fortalecer ações educativas, ampliar o acesso à informação e promover o planejamento familiar entre adolescentes
Diário da Manhã’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres
Promotora explicou sobre o conjunto de serviços que oferecem acolhimento, apoio psicossocial, jurídico e de segurança a mulheres…
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo