29 de maio de 2025
Encontro de Legisladoras: Iracema Vale diz que mulheres precisam ser protagonistas de sua história
Evento reuniu lideranças femininas de todo o Estado e reafirmou o compromisso da presidente da Assembleia com o fortalecimento da mulher na política

Agência Assembleia
“As mulheres precisam ser fortes, atuantes e seguras do seu trabalho. Nunca devem ser vítimas quando não o são, mas precisam ser protagonistas de sua história”. A frase foi dita em alto e bom som pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), na abertura do I Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, realizado na manhã desta quinta-feira (29).
Há 30 anos atuando na política, a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo Estadual em 190 anos de história fez um discurso contundente, ressaltando a persistência do ser humano quando quer vencer e a força de uma mulher quando quer fazer a diferença. Enfermeira por formação, ela relembrou que entrou para a política porque, no próprio labor como profissional de saúde, começou a se incomodar com as dificuldades da população.
“Eu fui para o interior, onde falta muita coisa. Já atuando como enfermeira, passei a enxergar essas dificuldades ainda mais, pois no trabalho da enfermagem a gente quer melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foi a partir daí que minha história na política começou. Essa foi a minha motivação”, frisou.
Ela afirmou que muitas vezes foi desacreditada e, mesmo assim, seguiu adiante. Lembrou ainda dos primórdios de suas lutas eleitorais. “Na primeira eleição para vereadora, quase ninguém votou em mim. Fui uma das menos votadas, como política de oposição. Aliás, ninguém na minha casa queria que eu me candidatasse, mas não dei ouvidos. Quatro anos depois, eu me elegi com mais de 800 votos e fui a mais votada. Mas eu queria trabalhar mais e mudei o meu projeto, mas sei exatamente a importância de um vereador, que é a primeira porta que se bate”, disse.

Trajetória
Iracema Vale fez uma retrospectiva de sua trajetória ascendente até chegar ao Parlamento Estadual. Tudo começou no município de Urbano Santos, onde exerceu o cargo de vereadora por dois mandatos. Foi eleita duas vezes prefeita da cidade e se tornou, em 2022, a deputada estadual mais votada do Maranhão.
“Quando me candidatei a prefeita pela primeira vez, eu perdi. Fiquei arrasada e triste, mas meu pai, um homem sem estudo, me deu a maior lição que eu poderia ter recebido. Ele disse que era apenas uma batalha perdida, mas não uma guerra encerrada. No pleito seguinte, eu venci. Após um hiato de dois anos afastada do trabalho, eu me candidatei a deputada. Embora quase ninguém me conhecesse, fui a mais votada entre todos os candidatos vencedores. Obtive mais de 100 mil votos. Acredito que o meu trabalho irradiou pelo Maranhão”, resumiu.
Iracema disse que ser mulher na política não é fácil. “Ainda enfrentamos o olhar atravessado, a tentativa de nos silenciar, as perguntas que nunca fazem aos homens, os julgamentos sobre a nossa aparência, sobre a nossa competência. Mas eu também sei que não estamos sozinhas. E que, juntas, somos mais fortes”, disse.

Liderança
Ela frisou que segue fazendo história como a primeira mulher a presidir a Assembleia, enfrentando, todos os dias, a resistência de quem não se conforma ou não gosta de estar sob a liderança de uma mulher. “Mas sigo com coragem e compromisso, pois sei que estar aqui é abrir caminhos para muitas outras que virão. E é sobre isso que este encontro fala: sobre protagonismo, superação, sobre não aceitar o ‘não’ como resposta, sobre entender que o nosso lugar é onde a gente quiser”, disse.
Levando uma lição de determinação e foco às mulheres legisladoras, Iracema Vale ressaltou seu protagonismo, deu exemplos de coragem e mostrou que uma vitória é feita de muitas derrotas, mas que o caminho deve ser percorrido e as dificuldades enfrentadas. “Acima de tudo, é preciso ter vontade de aprender. Isso que faz de vocês boas legisladoras. Sejamos ousadas e corajosas, pois representamos todas as mulheres da sociedade e elas, sem dúvida alguma, precisam da gente”, finalizou.
Mais notícias
Maranhão avança com nova ‘Rota do Queijo’ e conquista prêmios importantes no cenário nacional
Com sabores peculiares, o produto vem colocando o estado em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais…
Com articulação de Ricardo Arruda, obras do Aeroporto Regional de Grajaú são iniciadas
Parlamentar vinha se empenhando para que o projeto se tornasse realidade, desde que apresentou a Indicação ao governo,…
Movimentações recordes de cargas no Porto do Itaqui são destaque no ‘Diário da Manhã’
Só no primeiro semestre deste ano, o terminal maranhense movimentou 17,2 milhões de toneladas de cargas, segundo o…
‘Café com Notícias’ aborda a atuação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão
A diretora Susan Lucena informou, no programa, que, além do acolhimento, alojamento, apoio, defesa dos direitos e assistência…
‘Toda Mulher’ aborda avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos do neurodesenvolvimento
Programa recebeu a neuropsicóloga Rossana Queiroz, que falou sobre a importância da avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos…
Saúde e Bem-Estar destaca importância do fisioterapeuta forense para as perícias judiciais
Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o fisioterapeuta forense David Rabêlo, que explicou um pouco sobre…
Pneumologista Bráulio Nunes fala, no ‘Diário da Manhã’, sobre a incidência de doenças respiratórias no Brasil
Médico alertou sobre a redução da cobertura vacinal no país devido à disseminação de notícias falsas e destacou…
‘Café com Notícias’ destaca a nova obra da jornalista e escritora Jane Lobo
Livro “Mulheres Brilhantes” será lançado nesta quinta-feira, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa