29 de maio de 2025
Encontro de Legisladoras: Iracema Vale diz que mulheres precisam ser protagonistas de sua história
Evento reuniu lideranças femininas de todo o Estado e reafirmou o compromisso da presidente da Assembleia com o fortalecimento da mulher na política

Agência Assembleia
“As mulheres precisam ser fortes, atuantes e seguras do seu trabalho. Nunca devem ser vítimas quando não o são, mas precisam ser protagonistas de sua história”. A frase foi dita em alto e bom som pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), na abertura do I Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, realizado na manhã desta quinta-feira (29).
Há 30 anos atuando na política, a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo Estadual em 190 anos de história fez um discurso contundente, ressaltando a persistência do ser humano quando quer vencer e a força de uma mulher quando quer fazer a diferença. Enfermeira por formação, ela relembrou que entrou para a política porque, no próprio labor como profissional de saúde, começou a se incomodar com as dificuldades da população.
“Eu fui para o interior, onde falta muita coisa. Já atuando como enfermeira, passei a enxergar essas dificuldades ainda mais, pois no trabalho da enfermagem a gente quer melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foi a partir daí que minha história na política começou. Essa foi a minha motivação”, frisou.
Ela afirmou que muitas vezes foi desacreditada e, mesmo assim, seguiu adiante. Lembrou ainda dos primórdios de suas lutas eleitorais. “Na primeira eleição para vereadora, quase ninguém votou em mim. Fui uma das menos votadas, como política de oposição. Aliás, ninguém na minha casa queria que eu me candidatasse, mas não dei ouvidos. Quatro anos depois, eu me elegi com mais de 800 votos e fui a mais votada. Mas eu queria trabalhar mais e mudei o meu projeto, mas sei exatamente a importância de um vereador, que é a primeira porta que se bate”, disse.

Trajetória
Iracema Vale fez uma retrospectiva de sua trajetória ascendente até chegar ao Parlamento Estadual. Tudo começou no município de Urbano Santos, onde exerceu o cargo de vereadora por dois mandatos. Foi eleita duas vezes prefeita da cidade e se tornou, em 2022, a deputada estadual mais votada do Maranhão.
“Quando me candidatei a prefeita pela primeira vez, eu perdi. Fiquei arrasada e triste, mas meu pai, um homem sem estudo, me deu a maior lição que eu poderia ter recebido. Ele disse que era apenas uma batalha perdida, mas não uma guerra encerrada. No pleito seguinte, eu venci. Após um hiato de dois anos afastada do trabalho, eu me candidatei a deputada. Embora quase ninguém me conhecesse, fui a mais votada entre todos os candidatos vencedores. Obtive mais de 100 mil votos. Acredito que o meu trabalho irradiou pelo Maranhão”, resumiu.
Iracema disse que ser mulher na política não é fácil. “Ainda enfrentamos o olhar atravessado, a tentativa de nos silenciar, as perguntas que nunca fazem aos homens, os julgamentos sobre a nossa aparência, sobre a nossa competência. Mas eu também sei que não estamos sozinhas. E que, juntas, somos mais fortes”, disse.

Liderança
Ela frisou que segue fazendo história como a primeira mulher a presidir a Assembleia, enfrentando, todos os dias, a resistência de quem não se conforma ou não gosta de estar sob a liderança de uma mulher. “Mas sigo com coragem e compromisso, pois sei que estar aqui é abrir caminhos para muitas outras que virão. E é sobre isso que este encontro fala: sobre protagonismo, superação, sobre não aceitar o ‘não’ como resposta, sobre entender que o nosso lugar é onde a gente quiser”, disse.
Levando uma lição de determinação e foco às mulheres legisladoras, Iracema Vale ressaltou seu protagonismo, deu exemplos de coragem e mostrou que uma vitória é feita de muitas derrotas, mas que o caminho deve ser percorrido e as dificuldades enfrentadas. “Acima de tudo, é preciso ter vontade de aprender. Isso que faz de vocês boas legisladoras. Sejamos ousadas e corajosas, pois representamos todas as mulheres da sociedade e elas, sem dúvida alguma, precisam da gente”, finalizou.
Mais notícias
Programa “Mais Saúde” destaca qualidade e avanços do Hospital do Servidor do Estado
O diretor-geral Plínio Tuzzolo informou que o hospital possui equipamentos tecnológicos e equipe qualificada e comprometida, que presta…
Veterano maranhense relembra, no ´’Maranhão no Campo’, sua trajetória na Guerra de Suez
Único maranhense no Batalhão Suez, Darlan Chaves Nunes participou de missão de paz no Oriente Médio e contou…
Assembleia lançará Frente Parlamentar da Odontologia no Maranhão
Evento será realizado na próxima segunda-feira (22), às 10h, no Plenarinho
Em Discussão’ aborda a inauguração e a importância do Centro de Ciências da Saúde da Uema
Segundo o diretor do Centro, Af Ali Uthant da Costa, o prédio abriga os cursos de Medicina e…
Efraim Soares destaca, no ‘Diário da Manhã’, as premiações conquistadas em congresso nacional de ciências do esporte
Dois trabalhos do pesquisador, que é coordenador pedagógico da Escola do Legislativo da Alema e integrante do GEPPEF…
Imunização contra o vírus HPV é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Conversa foi com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo
Carlos Lula denuncia irregularidades e alerta para farra milionária nos exames práticos do Detran-MA
Deputado critica contrato de R$ 140 milhões que reduz locais de prova e encarece custo da CNH no…
Dr. Yglésio critica oposição por atacar o governador e família todos os dias, mas não querer ser atacada
Deputado estadual apontou incoerências do grupo de oposicionistas em discurso na sessão desta quinta-feira (18)