09 de junho de 2025
Especialista do Procon/MA esclarece dúvidas sobre Código de Defesa do Consumidor no ‘Diário da Manhã’
Ricardo Baldez explicou a ouvintes as regras legais para a troca de produtos no comércio, compras on-line, segunda via de contratos e outras questões
Agência Assembleia / Foto: Meike Braga
Em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, nesta segunda-feira,9, o diretor de Orientação e Assistência ao Consumidor do Viva/Procon-MA, Ricardo Baldez, esclareceu dúvidas de consumidores, no quadro ‘Tribuna do Consumidor’. O programa tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o diretor do Procon/MA respondeu a questionamentos de ouvintes sobre diversas questões, entre elas reclamações relacionadas a direitos básicos do consumidor, segunda via de contratos, troca de produtos em estabelecimentos comerciais e cobranças de flanelinhas em áreas destinadas a estacionamento de veículos.
Ricardo Baldez fez uma explanação sobre dispositivos do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990). Ele explicou que o Procon Maranhão tem como finalidade promover e executar a Política das Relações de Consumo no Maranhão e promover a defesa do consumidor no âmbito estadual.
“Nós somos um órgão que está permanentemente à disposição dos consumidores em geral para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e de serviços, bem como a apuração desses atos, quer seja na esfera administrativa ou judicial”, esclareceu Ricardo Baldez.
Ao falar sobre práticas abusivas que são combatidas pelos órgãos de defesa do consumidor, Baldez frisou que o Procon também tem uma função pedagógica e assinalou que “o consumidor é o melhor fiscal na relação de consumo”.
Internet
O diretor de Orientação e Assistência ao Consumidor do Viva/Procon-MA observou que, atualmente, são muitas as ofertas de produtos e serviços que seduzem os consumidores. Dentre as mais variadas formas de se comprar um produto, há aquela feita pela internet.
Baldez declarou que a grande facilidade e a comodidade na realização das compras, pela internet, chamam a atenção dos consumidores. Assim, seja para evitar enormes filas em shoppings e lojas do centro da cidade, seja pelos preços mais baratos, o consumidor opta por ficar em casa na hora de comprar alguns produtos.
Com o intuito de se garantir negociações sem dores de cabeça, Ricardo Baldez forneceu as principais informações e direitos que poucos conhecem, mas que garantem ao consumidor boas compras pelo sistema on-line.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar
Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto