24 de setembro de 2025
Assembleia realiza sessão solene em alusão ao ‘Setembro Verde’ e aos 25 anos do transplante de órgãos no MA
Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Florêncio Neto
Agência Assembleia
Em alusão ao ‘Setembro Verde’ e em homenagem aos 25 anos do transplante de órgãos no Maranhão, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (24), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Requerida pelo deputado estadual Florêncio Neto (PSB), a sessão contou com a presença de parlamentares, diretores de hospitais transplantadores, gestores de saúde, profissionais de transplante e familiares de doadores.

De acordo com o deputado, os transplantes no Maranhão tem ganhado uma proporção positiva, graças à conscientização da sociedade e ao trabalho de hospitais como Carlos Macieira, Presidente Dutra e à Central de Doação de Órgãos, além de pessoas que contribuem para que o transplante de órgãos seja uma realidade cada vez mais próxima dos maranhenses.

“O Maranhão tem ampliado anualmente o alcance de pessoas que esperam por um transplante. Isso nos traz esperança e motivação para continuarmos com o incentivo na conscientização da doação de órgãos, que traz renovo e nova vida para outras pessoas e famílias”, destacou Florêncio Neto.
A superintendente do Hospital Dutra, Joyce Lages, destacou a importância do momento em prol da doação de órgãos. “É uma oportunidade de unirmos forças a um propósito maior, que é salvar vidas no momento em que famílias se propõem a um ato de extrema generosidade, que é a doação”, pontuou.
Para o médico intensivista Hiago Bastos, coordenador da Central de Transplantes do Maranhão, a data é um marco histórico para o estado.
“Essa data é um marco histórico para a Central, principalmente em um momento em que vivemos recordes históricos de doação e transplantes de órgãos e tecidos, com consequente redução expressiva da fila de espera”, disse.
Janete Alves é um enfermeira e familiar de um doador. Para ela, é essencial conversar com a família sobre o desejo de doar órgãos. “Meu irmão sempre comunicou a todos da família, amigos e colegas de trabalho sobre sua vontade de ser doador. Estamos triste com a partida dele, mas feliz por ter realizado o desejo que ele tinha em deixar esse legado para quem precisa”, relatou.

O ‘Setembro Verde’ é uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, buscando incentivar as famílias a manifestarem o desejo de doar em vida.
A campanha ocorre durante o mês de setembro, culminando no Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro. Para que a doação de um doador falecido seja realizada, é essencial a autorização da família, o que reforça a necessidade de um diálogo aberto e informado sobre o tema.
Mais notícias
Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal
Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação
Secretário da Sagrima fala sobre entrega de cartões do ‘Tempo de Semear’
Entrevistado foi Sérgio Delmiro
Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas
Atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema
‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão
Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal
NOTA DE PESAR – Servidor Francisco de Assis Porfírio Sousa
Chiquinho, como era carinhosamente chamado, era um servidor exemplar, dedicado, alegre e prestativo
Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense
Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora…
Psicóloga aborda desafios das mães solos brasileiras no programa ‘Café com Notícias’
Juliana Noronha destacou que a rotina das mães solos costuma ser marcada por sobrecarga constante
Plenário aprova programa de valorização de protetores e cuidadores de animais
Programa reconhece trabalho de pessoas e entidades que atuam no resgate, cuidado e manutenção de animais