24 de setembro de 2025

Assembleia realiza sessão solene em alusão ao ‘Setembro Verde’ e aos 25 anos do transplante de órgãos no MA

Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Florêncio Neto

Assembleia realiza sessão solene em alusão ao ‘Setembro Verde’ e aos 25 anos do transplante de órgãos no MA

Sessão solene em homenagem ao 'Setembro Verde' e aos 25 anos do transplante de órgãos no Maranhão

Agência Assembleia

Em alusão ao ‘Setembro Verde’ e em homenagem aos 25 anos do transplante de órgãos no Maranhão, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (24), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Requerida pelo deputado estadual Florêncio Neto (PSB), a sessão contou com a presença de parlamentares, diretores de hospitais transplantadores, gestores de saúde, profissionais de transplante e familiares de doadores. 

Sessão contou com a presença de parlamentares, diretores de hospitais transplantadores, gestores de saúde, profissionais de transplante e familiares de doadores

De acordo com o deputado, os transplantes no Maranhão tem ganhado uma proporção positiva, graças à conscientização da sociedade e ao trabalho de hospitais como Carlos Macieira, Presidente Dutra e à Central de Doação de Órgãos, além de pessoas que contribuem para que o transplante de órgãos seja uma realidade cada vez mais próxima dos maranhenses. 

Sessão solene foi proposta pelo deputado Florêncio Neto

“O Maranhão tem ampliado anualmente o alcance de pessoas que esperam por um transplante. Isso nos traz esperança e motivação para continuarmos com o incentivo na conscientização da doação de órgãos, que traz renovo e nova vida para outras pessoas e famílias”, destacou Florêncio Neto. 

A superintendente do Hospital Dutra, Joyce Lages, destacou a importância do momento em prol da doação de órgãos. “É uma oportunidade de unirmos forças a um propósito maior, que é salvar vidas no momento em que famílias se propõem a um ato de extrema generosidade, que é a doação”, pontuou.

Para o médico intensivista Hiago Bastos, coordenador da Central de Transplantes do Maranhão, a data é um marco histórico para o estado. 

“Essa data é um marco histórico para a Central, principalmente em um momento em que vivemos recordes históricos de doação e transplantes de órgãos e tecidos, com consequente redução expressiva da fila de espera”, disse.

Janete Alves é um enfermeira e familiar de um doador. Para ela, é essencial conversar com a família sobre o desejo de doar órgãos. “Meu irmão sempre comunicou a todos da família, amigos e colegas de trabalho sobre sua vontade de ser doador. Estamos triste com a partida dele, mas feliz por ter realizado o desejo que ele tinha em deixar esse legado para quem precisa”, relatou. 

Médico Natalino Salgado foi um dos profissionais da área médica que participou do evento

O ‘Setembro Verde’ é uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, buscando incentivar as famílias a manifestarem o desejo de doar em vida. 

A campanha ocorre durante o mês de setembro, culminando no Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro. Para que a doação de um doador falecido seja realizada, é essencial a autorização da família, o que reforça a necessidade de um diálogo aberto e informado sobre o tema. 


Galeria de Fotos:

Sessão solene 'Setembro Verde' e 25 anos do transplante de órgãos 

Mais notícias

Iracema Vale destaca investimentos na agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento social

Presidente da Assembleia ressaltou a importância do incremento no setor durante a entrega de kits para fortalecimento da…

‘Maranhão no Campo’ – Pesquisador fala sobre impacto da produção de soja no estado e sua força no agronegócio

Geógrafo Roberto César Cunha apresentou a obra “O ouro do Cerrado: origem e desenvolvimento da soja no Maranhão”

‘Em Discussão’ recebe o jornalista Manoel Santos Neto e relembra legado do padre João Mohana

Autor da única biografia do escritor maranhense, Manoel Santos Neto tem profundo conhecimento sobre a vida de João…

Professor fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre o crescimento do LPO no Maranhão

Dudu LPO informou que atletas maranhenses já conquistaram medalhas em competições nacionais e que tem atuado para promover…

Advogada esclarece sobre alienação parental no programa ‘Café com Notícias’

A especialista Ivane Rodrigues falou sobre o que é, como funciona e como agir diante dessa situação

Yglésio rebate e mostra contradição de oposicionistas sobre veto de ex-governador Flávio Dino

Parlamentar apresentou duas proposições que foram vetadas pelo então chefe do Executivo em 2018, nas quais foram usados…

Centro de ensino é inaugurado com articulação do deputado Catulé Júnior

Centro de Ciências da Saúde Comendador Alderico Silva foi inaugurado em Caxias

Junior Cascaria garante novas motos para reforçar segurança em Pedreiras

Iniciativa busca ampliar a mobilidade das forças policiais e garantir mais presença nas ruas