22 de maio de 2024

Aprovado projeto que institui o Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Educação Parental

PL nº 163/2024, de autoria do deputado Leandro Bello, foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira e encaminhado à sanção

Aprovado projeto que institui o Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Educação Parental

Leandro Bello é autor do PL que institui o Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Educação Parental

Texto e Fotos: Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 163/2024, de autoria do deputado Leandro Bello (Podemos). A proposição institui o Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Educação Parental no Maranhão e foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão (PSB). O PL foi proposto em parceria com a Comissão de Infância e Juventude do IBDFAM/MA, representada pela Dra. Bruna Barbieri Waquim, vice-presidente do IBDFAM/MA.

De acordo com a norma, o Dia Estadual da Conscientização sobre Educação Parental será comemorado, anualmente, em 15 de maio. Já a Semana Estadual de Conscientização sobre Educação Parental será celebrada, no período em que estiver contido o dia 15 de maio.

O PL nº 163/2024 dispõe que, durante a Semana Estadual serão realizadas ações integradas com o objetivo de promover amplo conhecimento da filosofia da Parentalidade Positiva e o respeito aos direitos das crianças e adolescentes, especialmente no espaço da família.

Justificativa

Segundo o autor da proposição, a Lei Federal nº 14.826, de 20 de março de 2024, institui a Parentalidade Positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra as crianças, reconhecendo o potencial da Filosofia da Parentalidade Positiva como redutor de traumas e danos intrafamiliares ao público infantojuvenil.

De acordo com o deputado, ofertar aos cidadãos a possibilidade de participar de programas e oficinas que lhes esclareçam sobre o exercício da conjugalidade, sobre os limites da parentalidade e sobre os direitos e deveres que possuem enquanto titulares de tais papéis pode representar uma valiosa ferramenta de prevenção a várias formas de violências invisíveis.

Por fim, Leandro Bello justifica que instituir o Dia e a Semana Estadual da Conscientização sobre Educação Parental é plantar a semente de transformação das relações parentais-filiais, contribuindo para fomentar a cultura de uma parentalidade ética, saudável e responsável.

Leandro Bello é autor do PL que institui o Dia e a Semana Estadual de Conscientização sobre Educação Parental

Mais notícias

Psicóloga alerta, no ‘Diário da Manhã’, sobre o aumento do tabagismo e a importância do exercício físico para a saúde mental

Segundo Miryan Lacerda, o uso do cigarro comum e eletrônico é altamente prejudicial, pois causa dependência química e…

Neurologista destaca, no ‘Café com Notícias’, os avanços do Maranhão no combate e tratamento do AVC

O coordenador do Programa Cada Segundo Importa, Marcone Moreno, afirmou que, reconhecer os sintomas do Acidente Vascular Cerebral…

Café com Notícias destaca importância do procedimento legal para entrega voluntária de bebês à adoção

Programa recebeu a coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tereza Feitosa

Aprovado projeto que prevê reestruturação da carreira da Defensoria Pública no Maranhão

Projeto altera a Lei Complementar 19, de 11 de janeiro de 1994

Projeto cria Semana de Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Semana será celebrada, anualmente, na segunda quinzena de setembro

Adelmo Soares destaca mutirão de próteses e facetas dentárias e aborda aprovação de 71% da gestão Brandão

Sobre o mutirão, ele disse que foram beneficiadas 500 pessoas com prótese dentária. Comentou ainda o alto índice…

Ana do Gás destaca avanços na recuperação de estradas e ações sociais em Santo Antônio dos Lopes

Entre outras ações, a parlamentar citou a recuperação de estradas estaduais e a entrega dos cartões do programa…