07 de fevereiro de 2024

Assembleia aprova projetos de lei de Leandro Bello que beneficiam consumidores

Matérias tratam, respectivamente, sobre a obrigatoriedade de divulgação dos valores originais e promocionais de produtos e a divulgação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta

Assembleia aprova projetos de lei de Leandro Bello que beneficiam consumidores

Design sem nome (10)

Deputado Leandro Bello destacou que PLs objetivam resguardar os consumidores de possíveis práticas abusivas

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (7), os Projetos de Lei 237/2023 e 491/2023, de autoria do deputado Leandro Bello (Podemos). As proposições tratam, respectivamente, sobre a obrigatoriedade de divulgação dos valores originais e promocionais de produtos comercializados de forma direta ao consumidor e a divulgação e informação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta, por restaurantes, lanchonetes, bares hotéis e demais estabelecimentos de gênero similar.

As matérias foram encaminhadas à sanção do governador Carlos Brandão (PSB) pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

O PL 237/2023 dispõe que o estabelecimento comercial varejista, que comercialize produtos de forma direta, ao anunciar descontos ou promoções, ficará obrigado a divulgar o valor original do produto e o valor promocional, para que o desconto seja percebido de forma clara e precisa pelo consumidor.

A norma estabelece ainda que produto com seu preço original não poderá ser divulgado como integrante de promoção, descontou ou liquidação.

Por sua vez, o PL 491/2023 normatiza a divulgação e informação quanto à cobrança da taxa de serviço ou gorjeta, bem como sua natureza opcional e facultativa, quando cobrada por restaurantes lanchonetes, bares, hotéis e demais estabelecimentos de gênero similar.

O texto normativo estabelece que as referidas informações devem ser disponibilizadas em local de fácil acesso, com grande visibilidade e redigida de maneira que facilite a compreensão por parte dos consumidores.

Justificativa

Segundo o deputado Leandro Bello, tratam-se de proposições que objetivam resguardar os consumidores de possíveis práticas abusivas nas relações de consumo.

“É direito do consumidor ter acesso a informações prévias, corretas, claras e inequívocas. O Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei nº .8.078/1990), em seu artigo 6º, inciso III, determina que se tenha informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentam”, ressaltou.

Mais notícias

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…

‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal

Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…

Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses

A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…