13 de junho de 2024
Assembleia presta homenagem à Escola de Medicina Veterinária da Uema
O evento, uma solicitação do deputado Júlio Mendonça (PcdoB), contou com a presença de médicos veterinários, professores, representantes de conselhos e autoridades municipais

Texto e fotos: Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta quinta-feira (13), sessão solene em homenagem aos 50 anos da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Receberam
O evento, uma solicitação do deputado Júlio Mendonça (PcdoB), contou com a presença de médicos veterinários, professores, representantes de conselhos e autoridades municipais. O deputado licenciado Fernando Braide também participou.

A sessão solene, conduzida pelo deputado Florêncio Neto (PSB), foi iniciada com a exibição de um vídeo institucional com a história do Curso de Medicina Veterinária da Uema, com depoimentos de pessoas que foram importantes para o curso, a exemplo de diretores que trabalharam nas primeiras turmas.

O deputado Júlio Mendonça lembrou das dificuldades para a implantação do Curso de Medicina Veterinária no Maranhão e das pessoas que foram importantes nesse processo.
“Minha eterna gratidão aos professores que participaram do início dessa história. O serviço que nós prestamos é de suma importância para os animais e a sociedade. Este é u dia importante para agradecermos a toda a Escola de Medicina Veterinária da Uema pelo trabalho que faz em prol do povo do Maranhão”, disse o parlamentar.

A professora Ana Lúcia Silva, diretora do Curso de Medicina Veterinária da Uema, frisou que o médico veterinário cuida da saúde animal, da saúde do meio ambiente e da saúde do homem. “Gostaria de agradecer aos nossos ex-diretores pela liderança e empenho ao nosso curso. Obrigado a todos aqueles que contribuíram e contribuem para o crescimento e fortalecimento da instituição”, disse.
O vice-reitor da Uema, Paulo Henrique Catunda, representando o governador Carlos Brandão, salientou que o curso de Medicina Veterinária é um dos mais fortes da Uema, complementados pelos cursos de pós-graduação e os programas de Doutorado, o que é um diferencial no Maranhão. “São cinquenta anos bem vividos. Foi um período de muita evolução e todos nós sabemos aonde o curso pode chegar. Para isso, precisamos dar melhores condições e estrutura para que isso ocorra, o que já está sendo feito”, frisou.
Participaram da homenagem a secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de São Luís, Alessandra Pontes; a médica veterinária Francisca Neide Costa, representando a Presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária; a professora Ana Maria Araújo, diretora do Centro de Ciências Agrárias da Uema; Márcia Andrea Durans, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária; o Dr. Nordman Wall, presidente da Fapema, e Marco Aurélio Bonfim, chefe geral da Embrapa Cocais.
Mais notícias
Junior Cascaria propõe criação de Comissão de Mediação de Conflitos Escolares na rede pública
A proposição visa estabelecer um método humanizado que prioriza o diálogo, a escuta e a busca por soluções…
‘Pautas Femininas’ aborda trabalho na área da Fonoaudiologia
Entrevistada foi a fonoaudióloga Rosângela Santos
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda plano de ações do Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão
Entrevistado pelo programa, o tenente Daniel Holanda dos Santos detalhou o trabalho executado pelo BPA e as missões…
Creche-Escola Sementinha promove atividades em alusão ao Dia do Estudante
A ação lúdica constou de brincadeiras educacionais e premiações em diversas categorias e reforçou o compromisso da instituição…
Preços dos produtos devem estar claros e visíveis aos consumidores, afirma assessor do Procon/MA no ‘Diário da Manhã’
O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, esclareceu dúvidas de consumidores a respeito desse e de…
Deputado Osmar Filho promove ação do programa “Cuidar dos Olhos” em São José de Ribamar
A iniciativa é resultado da parceria do parlamentar com o Governo do Maranhão que disponibiliza consultas e exames…
Juiz explica, no ‘Café com Notícias’, a atuação e importância dos mediadores digitais
Segundo o magistrado Alexandre Abreu, do 5º Juizado de São Luís, os mediadores orientam a população no acesso…
‘Mais Saúde’ aborda Doença de Crohn com médico Flávio Roberto
Médico disse que a doença inflamatória intestinal crônica pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal