27 de maio de 2025

Assembleia realiza sessão especial para lançamento da Campanha da Fraternidade

O tema deste ano é “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema bíblico é “Deus viu que tudo era muito bom”

Assembleia realiza sessão especial para lançamento da Campanha da Fraternidade

Sessão em celebração ao tema da Campanha da Fraternidade

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, nesta terça-feira (27), uma sessão especial marcada por reflexão, espiritualidade e compromisso social para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025. Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom”, a campanha deste ano propõe um olhar atento e fraterno sobre as urgências ecológicas do tempo presente.

A solenidade, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, foi solicitada pelos deputados Wellington do Curso (Novo) e Iracema Vale (PSB). Participaram os deputados Aluísio Santos (PL) e Dr. Yglésio (PRTB).

Entrada da imagem de São Francisco de Assis no plenário

A cerimônia foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, e iniciada com a entrada em plenário da imagem de São Francisco de Assis. Estavam presentes o arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira; o desembargador Cleones Cunha, representando do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA); a secretária de Estado de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe; o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Ribeiro; a secretaria da Regional Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marta Bispo, lideranças religiosas, movimentos sociais, estudantes, autoridades e parlamentares.

Durante o evento, foi destacado o papel da Campanha da Fraternidade como espaço de diálogo entre fé e vida, promovendo, há mais de seis décadas, a conscientização e a mobilização da sociedade para enfrentar desafios sociais e humanitários.

Em 2025, a proposta da campanha vai ao encontro da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que convoca o mundo a uma “ecologia integral”, capaz de unir o cuidado com o meio ambiente, com as pessoas e com a justiça social.

Evento contou com a presença de lideranças religiosas, representantes de movimentos sociais, estudantes, autoridades e parlamentares

Pronunciamentos

Na ocasião, a presidente Iracema Vale ressaltou que a Assembleia está aberta ao diálogo com todas as expressões da sociedade e se colocou à disposição para apoiar ações que promovam a consciência ambiental.

 “Esse é um momento que nos lembra o real sentido da política e do serviço público, que é cuidar da vida, proteger as pessoas e o mundo que nós vivemos. O tema da campanha da fraternidade deste ano nos provoca e nos inspira. A ecologia integral nos convida a repensar o modo como nos relacionamos com o meio ambiente, com os pobres, com as gerações futuras. Essa campanha chega em boa hora para sensibilizar e transformar.”, disse.

Em seu pronunciamento, Wellington do Curso destacou a importância de inserir o Parlamento no debate sobre sustentabilidade e fraternidade. “Este é um momento em que reafirmamos nosso compromisso com o bem comum e com a promoção da dignidade humana. O Maranhão, com sua rica biodiversidade, tem um papel estratégico neste debate”, afirmou.

Deputados com autoridades, membros da igreja e demais presentes na sessão especial

Em sua homilia, o arcebispo Dom Gilberto Pastana chamou a atenção para a grave crise socioambiental que vive o mundo e da necessidade de cuidarmos da nossa casa comum.

“A Campanha da Fraternidade deste ano é um chamado à conversão ecológica e à solidariedade, especialmente diante dos impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental. É preciso refletir sobre os sintomas e as causas da profunda crise ambiental que vivemos, cuja causa principal é a ação humana sob a obra de criação de Deus. Temos que cuidar de nossa casa comum com bem advertiu o Papa Francisco em sua Encíclica “Laudato Si”, advertiu.

A sessão especial foi encerrada com a entrada no Plenário Nagib Haickel da imagem da Virgem Imaculada, recebida solenemente com cantos, e a bênção final proferida por Dom Gilberto Pastana, deixando a mensagem de que cuidar do planeta é também um ato de fé e de amor ao próximo.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…