05 de junho de 2024

‘Café com Notícias’ aborda campanha de vacinação contra a poliomielite

Conversa foi com a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo

‘Café com Notícias’ aborda campanha de vacinação contra a poliomielite

Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à íntegra da entrevista

A poliomielite está eliminada do Brasil desde 1994, mas é preciso ficar alerta para que a doença não volte. Para isso, todos os anos são realizadas campanhas de imunização.  O assunto foi tema do programa ‘Café com Notícias’, que recebeu a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo.

Segundo a gestora, a doença está eliminada e não erradicada no mundo.  “Ainda temos alguns países que são endêmicos para poliomielite. Nós temos o Afeganistão e o Paquistão que ainda têm casos”, disse.

O Brasil, segundo ela, está nesse processo de erradicação, com a doença eliminada, porque o último caso foi registrado em 1994. “Desde então, temos mantido essa titulação, porque nós temos uma certificação internacional, Livre da Poliomielite”, disse, informando que o Brasil está passando por um processo de substituição de esquema vacinal, para adotar apenas as doses de reforço, como já ocorre em países desenvolvidos.

A gestora também destacou que o Brasil vivenciou um período de baixa na imunização, e que foi feito um trabalho de conscientização que rendeu resultados, elevando os índices de cobertura vacinal para a doença, que pode deixar sequelas irreversíveis.

“Estamos no primeiro semestre e já temos uma cobertura de 92%, deixando claro que a meta preconizada de cobertura vacinal para a proteção de crianças menores de 5 anos de idade contra a poliomielite é de 95%. Com 3% a mais a gente chega nessa meta”, declarou.

Halice Figueiredo reforçou que, ainda que podem ser imunizadas crianças a partir de 2 meses de idade até menores de 5 anos, ou seja, com 4 anos, 11 meses e 29 dias. E assinalou que a campanha, iniciada no dia 27 de maio, prossegue até o dia 14 de junho, com ações em todos o estado.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar