28 de maio de 2024

‘Café com Notícias’ aborda Maio Laranja e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Convidada foi Gezyka Silveira, especialista em Proteção e Desenvolvimento Infantil da ONG Plan International

‘Café com Notícias’ aborda Maio Laranja e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Gezyka Silveira, da ONG Plan International, com a jornalista Elda Borges, no ‘Café com Notícias’

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O Maio Laranja, campanha que alerta para o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes, foi o tema do programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (28), na TV Assembleia. A convidada foi Gezyka Silveira, especialista em Proteção e Desenvolvimento Infantil da ONG Plan International.

“O percentual de crianças e adolescentes que sofrem abuso ou exploração sexual no país ainda é muito alarmante”, afirmou a especialista. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de exploração sexual de crianças e adolescentes, com quase 500 mil explorados todos os anos.

Gezyka Silveira informou que, segundo dados do Anuário de Segurança Pública do ano 2020 a 2023 mostram que houve um aumento de 70% nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes se comparado a 2022.

“O anuário registra o percentual dos casos registrados, ainda existem os que são subnotificados. Então. esse número, com certeza, é bem maior”, avaliou com base em levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), segundo o qual só 8,5% do total de casos são notificados às autoridades.

A especialista da ONG Plan International destacou que muito já foi feito na área, mas que é necessário fazer mais. “A gente ainda precisa avançar mais em relação à implementação, de fato, à efetividade das políticas públicas”.

E complementou: “O Maranhão também tem um índice muito elevado em relação ao abuso e à exploração, contudo a exploração ainda é invisibilizada, é muito diluída em relação às outras violências sexuais”, ressaltou, informando que as pessoas, muitas vezes, não sabem diferenciar os tipos de crimes.

Gezyka Silveira esclareceu, ainda, que o abuso acontece quando crianças e adolescentes são utilizados para promover o estímulo sexual de um adulto. Já a exploração pressupõe uma relação de troca, podendo ser por dinheiro, por um presente ou por um favor.

O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Carlos Lula denuncia abandono da saúde pública e cobra coerência do governo

Carlos Lula ressaltou que a situação na área da saúde é crítica

CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual

Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo

Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município

Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas

Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA

Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador 

Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto

Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda

O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia

Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros

Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números