26 de agosto de 2024

‘Café com Notícias’ destaca pesquisa do IBGE que aponta encolhimento da população do MA

Conversa foi com o tecnologista em Informações do IBGE, Reinaldo Ribeiro, que detalhou os números obtidos pelo levantamento

‘Café com Notícias’ destaca pesquisa do IBGE que aponta encolhimento da população do MA

Reinaldo Ribeiro, tecnologista em Informações do IBGE, com a jornalista Elda Borges no ‘Café com Notícias’

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O assunto do programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (26), na TV Assembleia, foram os resultados de pesquisa sobre crescimento populacional do país, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A apresentadora e jornalista Elda Borges conversou com o tecnologista em Informações do IBGE.

Entre os resultados obtidos, está a projeção de encolhimento acelerado da população, processo que já era esperado, mas não tão rápido. E esse encolhimento terá impacto direto no Maranhão.

“O IBGE foi a campo em 2022 para realizar o Censo Demográfico e constatou que algumas unidades da Federação, como o Maranhão, teve um comportamento, uma dinâmica demográfica mais frágil do que outras unidades. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2022, a população do Maranhão, de acordo com os resultados dessa jornada censitária, cresceu ao ano 0,25% bem abaixo da média do Brasil que foi de 0,52 ao ano, e muito diferente do que aconteceu entre 2000 e 2010, quando o Brasil cresceu ao ano 1,18 e o Maranhão, 1,54”, explicou Reinaldo Ribeiro.

E segundo o tecnologista em Informações do IBGE, como base nesse estudo de projeção de população, o Maranhão começará o processo de diminuição da sua população no ano de 2034. Segundo os números, o estado sairá dos atuais 6.998.087 de habitantes (referente a 2022) para 7.048.055 em 2033. Apenas três outras unidades da Federação começarão esse processo de encolhimento antes do Maranhão: Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Reinaldo Ribeiro explicou, ainda, que fatores como a economia, atrelada ao fluxo migratório negativo do estado, pode ter levado à antecipação desse processo no Maranhão.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios