22 de maio de 2024

‘Café com Notícias’ – Juiz José Américo fala sobre os caminhos para a adoção

Titular da 1ª Vara da Infância Juventude de São Luís, tratou sobre o assunto e esclareceu dúvidas

‘Café com Notícias’ – Juiz José Américo fala sobre os caminhos para a adoção

Juiz José Américo, titular da 1ª Vara da Infância Juventude de São Luís, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

Em São Luís, atualmente, há 20 crianças para serem adotadas e 95 pretendentes à adoção. Só que, apesar do número de crianças ser bem menor, o processo de resolução não é tão simples e a conta não fecha. O titular da 1ª Vara da Infância Juventude de São Luís, juiz José Américo, falou sobre os caminhos trilhados nesse processo da adoção em conversa no programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (22), na TV Assembleia.

Como é uma questão bem delicada, familiar e mexe com vidas, o processo é cauteloso, demorado. “A adoção, digamos assim, é a última medida, a última esfera, a última dimensão que a gente vai chegar”, assinalou.

Segundo o juiz, a criança é colocada para adoção quando a mãe biológica faz a entrega espontânea perante a Vara da Infância ou a criança está acolhida em algum abrigo, alguma instituição de acolhimento em razão de alguma situação de risco, geralmente, violência intrafamiliar.

“O primeiro movimento protetivo é acolher, tirar da situação de risco e, depois, tentar inserir. Não sendo possível na família biológica, em uma família extensa, algum padrinho, alguma madrinha, algum vizinho”, resumiu.

Sobre o tempo do processo, o juiz José Américo afirmou que cada caso tem um trâmite específico. “Depende da configuração do caso. Pode durar dois meses, pode durar sete meses, pode durar um ano, dependendo da configuração familiar”, relatou.

No caso de recém-nascidos, em que foi confirmado que a mãe quer mesmo fazer a entrega para adoção, o processo é mais célere.  “Esse processo de adoção é mais rápido porque a gente julga extinto o poder familiar da mãe e chama o pretendente que está na vez, inscrito junto ao Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento”, relatou o juiz José Américo.

Apresentado pela jornalista Elda Borges, o ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar