03 de junho de 2024
‘Café com Notícias’ – Médico trata sobre fatores de risco e prevenção do glaucoma
Oftalmologista Álvaro Bruno Botentuit também falou de ação social do grupo de clínicas Olhar Saúde, para diagnóstico do glaucoma

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à íntegra da entrevista
Mesmo sendo uma doença que pode ser prevenida, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo e, no Brasil, atinge cerca de 5% da população. Para falar sobre o assunto o programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (3), na TV Assembleia, recebeu o médico oftalmologista Álvaro Bruno Botentuit.
O médico alertou, durante conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, que o glaucoma é a perda da visão progressiva causada pelo aumento da pressão do olho. O problema provoca a visão tubular, podendo levar à cegueira.
“O glaucoma é uma doença grave, que acontece no nervo do olho. Então, o olho tem pressão. Quando há um aumento nessa pressão de dentro do olho, há uma compressão, uma lesão, um machucado no fundo do olho e esse machucado leva a uma perda progressiva da visão, do campo visual. Por isso que ela é perigosa, porque começa a perder o campo periférico e vai avançando para o centro, destacou.
Álvaro Bruno Botentuit ressaltou que o problema se agrava porque o glaucoma é uma doença silenciosa. E ele fez um alerta para quem confia nas consultas rápidas oferecidas por óticas, geralmente, com o intuito de vender óculos: “Aquelas pessoas que estão confiando apenas nas consultas para trocar o grau do óculos, infelizmente, é a principal causa de erro que eu percebo”.
Segundo ele, é possível a pessoa esteja enxergando bem, não sinta nada, mas já tenha o glaucoma. Isso ocorre porque é preciso um exame minucioso com um especialista.
O oftalmologista ressaltou, ainda, que o grupo de clínicas Olhar Saúde, do qual faz parte, realiza ação social todos os sábados. “A gente abre as portas das cinco unidades da clínica”, disse informando que ficam no Maiobão, Anjo da Guarda, Ponta d’Areia e também no interior, em Pinheiro e Rosário.
Na ação social, ofertam gratuitamente o exame de pressão do olho. “Já conseguimos identificar mais de 500 pessoas com glaucoma que não iriam descobrir isso nunca só comprando óculos em óticas. É dessa maneira que a gente dá a nossa contribuição”, assinalou.
O oftalmologista Álvaro Bruno Botentuit observou que, para prevenir a doença, é preciso estar atento aos fatores de risco. Ele apontou os principais: ter mais de 40 anos de idade, ter pele negra, ter feito uso de corticoide e ter algum parente que tenha sido acometido pela doença.
O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…
Procon/MA informa, no ‘Diário da Manhã’, como é a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, informou que o documento já está sendo emitido nas…
Creche-Escola Sementinha inicia atividades do segundo semestre de 2025
As crianças retornaram, nesta segunda-feira (4), às salas de aula e foram recepcionadas com uma dinâmica de boas-vindas,…
Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025
Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se…
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…