21 de maio de 2024

CCJ aprova PL sobre criação de políticas públicas para apoio às mulheres de áreas rurais

Segundo o autor do PL, a iniciativa busca corrigir desigualdades estruturais e promover a igualdade de direitos, com foco no acesso a serviços essenciais

CCJ aprova PL sobre criação de políticas públicas para apoio às mulheres de áreas rurais

Participaram da reunião os deputados Wellington do Curso, Neto Evangelista, Davi Brandão, Florêncio Neto e Yglésio Moyses

Na tarde desta terça-feira (21), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão (CCJ) deu parecer favorável a diversos projetos importantes, dentre eles destaca-se o projeto de lei 197/2024, de autoria do deputado Ricardo Arruda (MDB), que visa à implementação de políticas públicas para apoiar e proteger mulheres que vivem em áreas rurais, quilombolas, indígenas e de comunidades tradicionais. A reunião foi comandada pelo presidente da CCJ, Neto Evangelista (União Brasil).

Segundo o autor do projeto, a iniciativa busca corrigir desigualdades estruturais e promover a igualdade de direitos, com foco no acesso a serviços essenciais, oportunidades educacionais, participação política, saúde, combate à violência de gênero e empoderamento econômico. 

Também foi aprovado pela CCJ o projeto de lei 182/2024, de autoria da presidente do Legislativo Maranhense, deputada Iracema Vale (PSB), que reconhece o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus como Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial do Maranhão. Este reconhecimento busca valorizar e preservar a rica herança cultural do estado.

Outro projeto que teve parecer favorável da Comissão foi o 191/2024, de autoria do deputado Neto Evangelista, que institui o Programa de Atenção ao Diagnóstico de Autismo e Intervenção Precoce. O parlamentar destacou a importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição complexa que afeta a interação social, a comunicação, interesses e comportamentos. 

“O diagnóstico precoce, mesmo sem um laudo definitivo, pode melhorar significativamente a qualidade de vida da criança e reforçar os princípios da dignidade da pessoa humana”, explicou Evangelista.

Participaram também da reunião os deputados Wellington do Curso (Novo), Yglésio Moyses (PSB), Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Deputada Janaína destaca importância da Expoimp para a economia da região

A parlamentar ressaltou ainda o fortalecimento do setor agropecuário e o incentivo ao empreendedorismo local

Assembleia Legislativa aprova Comissão de Recesso Parlamentar

Deputados Enos Costa Ferreira, Adelmo Soares, Rodrigo Lago, Dra. Helena Duailibe e Pará Figueiredo estão na comissão

‘Em Discussão’ aborda os 35 anos do Estatuto da Criança e Adolescente no Brasil

O promotor de Justiça Márcio Thadeu Marques afirmou, no programa, que o ECA é uma norma muito avançada…

Especialista fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre projeto de incentivo ao empreendedorismo e inovação do Sebrae-MA

“Transformar Juntos - Para Impulsionar Inovação e Desenvolvimento no Maranhão” ocorrerá nos próximos dias 15 e 16, no…

Deputado Davi Brandão anuncia emenda de R$ 100 mil para o 15º BPM de Bacabal

Parlamentar participou da cerimônia de formatura do VI Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural e destacou…

Enos Costa Ferreira destaca centenário da Assembleia de Deus em Itapecuru-Mirim

O parlamentar homenageou a Igreja e destacou o início das celebrações do centenário da instituição, que acontecem até…

Florêncio Neto solicita instalação do Viva Procon em Turiaçu e celebra recuperação de rodovia estadual

O parlamentar afirmou que as obras na MA já estão em andamento e que as intervenções são demandas…

Adelmo Soares destaca entrega de equipamentos para Bombeiros e sistema de energia elétrica a famílias do Parque do Mirador

Ele relatou sua participação nos atos de entrega dos benefícios e enalteceu o governo por promover ações para…