27 de maio de 2025
Comissão de Meio Ambiente realização da 3ª Conferência Internacional sobre Variações Climáticas
O deputado Eric Costa, presidente da Comissão de Meio Ambiente, destacou a importância de o Maranhão estar presente à conferência, que ocorrerá em Fortaleza, em setembro deste ano
Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, na manhã desta terça-feira (27), um debate sobre a realização da 3ª Conferência Internacional sobre Variações Climáticas e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, que acontecerá em Fortaleza, Ceará, no período de 15 a 19 de setembro de 2025.
O presidente da Comissão, deputado Eric Costa (PSD), destacou a importância de o Maranhão participar do evento, que será realizado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
A reunião, realizada na Sala das Comissões, contou, também, com a presença do deputado Júnior Cascaria (Podemos), de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de representantes de entidades não-governamentais.
O superintendente do Centro de Prevenção de Desastres Ambientais da Sema, Joelson Caco Graça, afirmou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente está avançando num processo que visa alinhar as estratégias e ações para o evento.
“Para nós, essa 3ª Conferência Internacional sobre Variações Climáticas e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas tem uma importância muito grande, porque servirá para fortalecer o debate sobre os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas, com foco no semiárido brasileiro, que enfrenta desafios específicos devido à escassez hídrica e à desertificação”, afirmou Joelson Caco Graça.
O professor José Roberto de Lima, representante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, declarou que essa é a terceira conferência convocada pelo Estado do Ceará, com o apoio do Governo Federal, e será um espaço importante para integrar as questões climáticas ao contexto da COP 30, destacando a urgência das políticas globais voltadas para as regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas.
“Nós estamos às vésperas da realização da COP 30, a COP do clima, e essa discussão sobre o deserto semiárido tem um significado muito importante porque tem o objetivo de influenciar a COP 30, mostrar aos principais países do mundo, que têm a maior riqueza econômica em suas mãos, que os desertos semiáridos não podem ser tratados como questão marginal, tem que ser uma questão central. Essas regiões são muito importantes ao mundo inteiro, o tratamento tem que ser elevado”, afirmou José Roberto Lima.
Ao fim da reunião, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Eric Costa, disse que o debate foi muito importante: “Tivemos aqui a chance de iniciar uma discussão, que será aprofundada cada vez mais, sobre os eixos temáticos do evento, que terão como foco: clima, impactos, adaptação, mitigação e desenvolvimento sustentável”, frisou o parlamentar.
Mais notícias
‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural
Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto
Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias
Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político
‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças
A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…
Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’
Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…
Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…
Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica
Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa
SindSalem realiza evento comemorativo e define pauta de reivindicações para o ano de 2026
O ato teve como objetivo comemorar 19 anos de lutas em favor da categoria e definir a pauta…
Catulé Júnior reúne representantes de entidades para detalhar lei sobre segurança no turismo
Encontro discutiu legislação que dispõe sobre a regulamentação da segurança no turismo no Maranhão