19 de maio de 2025
Creche-Escola Sementinha recebe ação da campanha ‘Maio Laranja’
Alusiva ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, campanha tem reforço de lei estadual de autoria da deputada Janaína

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão, dando continuidade às ações da campanha ‘Maio Laranja’, de combate ao abuso sexual infantil, promoveu, na tarde desta segunda-feira (19), na Creche-Escola Sementinha, o evento “Ambiente Escolar Protetivo: Práticas e Ações Concretas”, que integra um projeto de iniciativa da deputada Janaína (Republicanos).
A ação reuniu profissionais da educação que atuam na unidade escolar, bem como no projeto Sol Nascente, mantido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema). O evento teve ainda uma parte prática, na qual os profissionais puderam apresentar, de forma lúdica, o que aprenderam na palestra.

Na oportunidade, foram debatidas estratégias reais para o dia a dia da escola, a exemplo de identificação de sinais, ações seguras, acolhimento emocional e aplicação da Lei 12. 311/2024, de autoria da deputada Janaína. A lei, que foi inspirada no projeto Escola Informada, tem como objetivo a proteção da infância a partir de orientações para as escolas maranhenses sobre práticas seguras para a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes, reconhecendo a escola como espaço privilegiado de escuta, acolhimento e proteção.
Ao receber a programação, a Creche-Escola Sementinha se torna a primeira instituição de ensino a fazer parte do projeto que, no futuro, deverá ser estendido a outras escolas.
“Esta ação visa levar aos profissionais do corpo pedagógico e os que atuam diretamente com as crianças tanto na escola quanto no Sol Nascente, informações para que possam compreender a importância dessa temática, que é o cuidado com as nossas crianças para evitar ou saber como protegê-las diante de um abuso sexual. Ser essa escuta ativa e entender de que forma pode contribuir para que essa criança esteja protegida e segura”, disse a diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira.

Etapas
Para uma maior eficácia, o projeto foi dividido em fases. A primeira ocorreu semana passada com uma reunião com pais e responsáveis para falar sobre o papel da escola no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
A segunda etapa ocorreu no último sábado, durante a programação do Dia das Mães realizada no projeto Sol Nascente. Após esta etapa de formação profissional, o projeto na encerra semana que vem com um momento com as crianças da Creche-Escola.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…