23 de maio de 2025
Deputada Dra. Vivianne representa Alema na 12ª edição do evento ‘Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050’
Evento foi promovido pelo Governo Federal e Governo do Maranhão com apoio da Fiema
Agência Assembleia
A 12ª edição do evento ‘Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050’ foi realizada na tarde desta sexta-feira (23), no auditório da Fiema, e teve como objetivo dar seguimento às discussões para ações de longo prazo para o país.
O evento, promovido pelo Governo Federal e Governo do Maranhão, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), contou com a participação da deputada Dra. Vivianne (PDT), que, na ocasião, representou a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Os diálogos também têm como objetivo articular e integrar as estratégias nacionais, setoriais e regionais, a exemplo do Plano Maranhão 2050, implementado pelo Governo do Estado. Durante o ato, foram apresentados os avanços e as experiências obtidas com a iniciativa.

A deputada Dra. Vivianne destacou a importância do encontro que reuniu representantes de instituições acadêmicas, dos governos estadual e federal, poder judiciário, entre outros.
“O Maranhão é um estado cheio de riquezas, que tem se desenvolvido muito, mas precisa avançar cada vez mais. A Assembleia Legislativa está unida nesta missão de desenvolver o nosso estado, de planejar, elaborar e aprovar leis para que a gente construa um Maranhão cada vez mais justo para o nosso povo”.
A secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Virgínia de Ângelis, representou a ministra Simone Tebet. Ela enalteceu o fato de o Maranhão ter uma estratégia de longo prazo.
“O Maranhão serve como inspiração para a construção desse plano e, sobretudo, para algo que é fundamental no planejamento de longo prazo, como articular todos os poderes e a sociedade em torno desse planejamento estratégico para que seja integrador e mobilizador”, elogiou Virgínia de Ângelis.

Uma das principais entregas viabilizadas pelo plano de longo prazo estadual foi o Edital Plano Maranhão 2050, o maior já lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com investimento de R$ 10 milhões.
“Com o Plano Maranhão 2050, tivemos a oportunidade de discutir com os setores público e privado e as academias buscando o fortalecimento da gestão e o planejamento para entregar efetivas políticas públicas, corrigindo as desigualdades sociais e econômicas do nosso Estado”, destacou o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento e presidente da Comissão Maranhão 2050, Vinícius Ferro.
Mais notícias
Júnior Cascaria comemora realização de obras e ações sociais em Pedreiras e Trizidela do Vale
Parlamentar informou que foram entregues obras, assinadas ordens de serviço e anunciados novos investimentos para esses municípios
Contraplano debate negativas de cobertura por planos de saúde e impactos sobre pessoas com deficiência
Discussão busca enfrentar situações em que tratamentos são interrompidos ou negados, apesar de serem previstos em lei ou…
Junior Cascaria anuncia emenda de R$ 1,5 milhão para pavimentação em Pedreiras
Recursos serão executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura
‘Diário da Manhã’ – Kazumi Tanaka fala sobre ações da Semana de Combate ao Feminicídio
Coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão informou que o Dia D da campanha será em 13 de…
Novembro Roxo é abordado no ‘Café com Notícias’ desta terça-feira
Entrevista foi com a presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, Marynéa Vale, que é neonatologista do Hospital…
‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento
Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”
Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal
Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)
‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado
Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina