14 de agosto de 2025

Deputado Carlos Lula apresenta Projeto de Lei para implementar CNH Social no Maranhão

Iniciativa busca garantir habilitação gratuita à população de baixa renda. O PL visa ainda assegurar a qualificação dos beneficiários

Deputado Carlos Lula apresenta Projeto de Lei para implementar CNH Social no Maranhão

Carlos Lula disse que a medida terá impacto positivo na vida dos cidadãos maranhenses, gerando inclusão social e oportunidades

Assecom / Dep. Carlos Lula


O deputado estadual Carlos Lula (PSB) anunciou, hoje, a apresentação do Projeto de Lei (PL) 386/2025 na Assembleia Legislativa do Maranhão, que visa regulamentar a CNH Social no estado. A medida chega como uma resposta ao atraso do governo estadual em adotar o programa federal, já em funcionamento em 16 outras unidades da federação.

A CNH Social é um benefício que permite a pessoas de baixa renda obterem a primeira habilitação de forma gratuita. O deputado Carlos Lula tem sido uma voz ativa na cobrança pela implementação do programa no Maranhão.

“Não podemos permitir que o Maranhão fique para trás por incompetência do governo estadual. Enquanto outros estados já proporcionam essa oportunidade, nossa população segue esperando. Por isso, protocolei este projeto, que já está tramitando, para assegurar que a CNH Social chegue logo aos maranhenses”, afirmou Carlos Lula.

O PL 386/2025 visa garantir a formação, qualificação e habilitação gratuita de condutores de veículos automotores. O foco principal são pessoas de baixa renda, com a possibilidade de estender o benefício a estudantes do ensino médio e da educação profissional e tecnológica da rede pública estadual.

O projeto de lei estabelece que o Governo do Estado será responsável por definir o número de vagas anuais e os critérios de elegibilidade. Entre os requisitos essenciais, estão a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), residência no Maranhão por pelo menos dois anos, além de atender às normas do Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

“Trata-se de uma medida com forte impacto positivo na vida dos cidadãos maranhenses, gerando inclusão social e oportunidades. Além disso, contribui para a melhoria das condições de segurança no trânsito ao fomentar a formalização dos condutores. É fundamental que esta Casa priorize a aprovação deste PL”, enfatizou o parlamentar.

A iniciativa do deputado Carlos Lula foi amplamente recebida e elogiada nas redes sociais, evidenciando a grande demanda popular pela CNH Social. Comentários de internautas reforçam a urgência do tema:

Tacilia Barros da Silva escreveu: “Isso mesmo Carlos Lula tem que cobrar porque não chegou aqui porque os outros Estados já têm esse programa você está certinho de cobrar para seu povo.”

Flavia Rocha comentou: “Parabéns e obrigada. Vamos para cima… Pra ter aqui no nosso estado a CNH Social.”

O Professor Wenderson Vasconcelos destacou: “Essa CNH social vai ajudar muita gente no Estado.”

Ana Monteiro postou: “Agradeço por você estar lutando pelo desenvolvimento do estado. Digo isso por conta que tem vários trabalhadores que precisam tirar sua CNH.”

Os comentários refletem a expectativa e a necessidade de milhares de maranhenses por essa oportunidade de qualificação e inclusão.

Mais notícias

Osmar Filho intensifica agenda de Natal na Baixada e de projetos sociais em São Luís

Em Cajari, o programa Cuidar dos Olhos realizou cerca de mil atendimentos e, na capital, Osmar participou de…

Junior Cascaria promove entrega de brinquedos e cestas básicas durante ação social em Pedreiras

Além da entrega dos alimentos e os outros itens, o momento foi de diálogo e escuta com a…

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…

‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal

Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…