15 de maio de 2025
Edna Silva reforça denúncias contra abuso sexual de crianças em Buriticupu e pede maior atenção dos órgãos competentes
A deputada afirmou que o combate à exploração sexual infantil é uma luta que exige união de todos e pediu a conclusão dos inquéritos no município
Agência Assembleia
A deputada Edna Silva (PL) falou, na sessão plenária desta quinta-feira (15), em defesa de uma atuação conjunta no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Maranhão, com destaque para o fortalecimento de leis, apoio às vítimas e responsabilização de agressores, além de cobrar a conclusão de denúncias e inquéritos relacionados ao tema em Buriticupu. Segundo a parlamentar, são 54 casos de abusos de vulneráveis e mais de 40 de abuso de maiores de idade sem penalizações, no município.
“Eu quero juntar a minha voz a todos aqueles que dedicam sua vida ao combate contra a exploração sexual de crianças e adolescentes: conselhos tutelares, casas de acolhimento e a toda a rede voltada à proteção das nossas crianças. O dia 18 de maio é apenas uma data para lembrarmos de casos ocorridos em diversas famílias, mas o combate à violência contra crianças tem que ser vivido a cada instante. É nossa responsabilidade criar mecanismos para que essa prática seja evitada”, disse Edna Silva.
De acordo com a deputada, o combate à exploração sexual infantil é uma luta que exige a união de todos e pediu à Comissão de Segurança Pública da Casa o acompanhamento da conclusão de denúncias e inquéritos relacionados ao tema, no sentido de cobrar imediato posicionamento da delegacia de Buriticupu em relação aos casos de abuso sexual sem resposta concreta à sociedade, trazendo ainda ao conhecimento da Corregedoria da Polícia Civil.
“Para que sejam apurados e os responsáveis punidos por omissão e prevaricação. Mas, infelizmente, sabemos que esses episódios acontecem, e também é nossa responsabilidade não permitir que esses crimes fiquem impunes. Essa prática abominável causa danos irreparáveis às vítimas, afetando não apenas sua infância, mas também sua vida inteira”, complementou.
Por fim, a deputada assegurou que não vai permitir que a exploração sexual infantil continue a destruir vidas. Ela defendeu atuação conjunta e reforçou que são 94 casos que, até hoje, a Justiça ainda não deu resposta concreta para as famílias e para todas aquelas crianças e adolescentes que foram abusadas.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios