04 de junho de 2024
Festas juninas do Maranhão são destaque no programa ‘Contraplano’
Pesquisadores Ribamar Carvalho e Letícia Cardoso falaram, entre outros temas, das publicações “O São João do Maranhão Tradição das Festas Juninas” e “Caminhos da Boiada”

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
O programa ‘Contraplano’ exibido pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309), nesta terça-feira (4), abordou as origens e tradições do São João do Maranhão. Para falar sobre o tema, foram convidados o chefe do Departamento de Estudos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Ribamar Carvalho, e a pesquisadora em Estudos Culturais, Letícia Cardoso.
Durante o programa, comandado pelo jornalista João Carvalho, os entrevistados puderam falar, entre outros assuntos, das publicações “O São João do Maranhão Tradição das Festas Juninas”, produzida pelo Imesc, e também do projeto “Caminhos da Boiada”, coordenado por Letícia Cardoso.
A publicação digital “O São João do Maranhão Tradição das Festas Juninas” é um estudo feito pelo Imesc que aborda os aspectos culturais das festividades juninas no Maranhão, bem como a religiosidade, as manifestações culturais, os arraiais e as questões econômicas desse período festivo no estado, que pode ser considerado um dos principais do calendário maranhense.
“O estudo traz uma abordagem econômica dos investimentos feitos pelo governo do Estado, mas também da movimentação econômica dos arraiais e, a partir disso, fez-se também um estudo sobre os diversos grupos e sotaques dos bois e manifestações dos arraiais do estado. Começamos com a economia, mas também abordamos os aspectos culturais e sociais”, destacou o chefe do Departamento de Estudos do Imesc, Ribamar Carvalho. A publicação está disponível no site do órgão.
Mapa
Já o projeto Caminhos da Boiada consiste em um mapa que identifica os terreiros de bumba meu boi na Ilha de São Luís. Letícia Cardoso falou sobre o projeto e também sobre sua extensa pesquisa no campo da cultura popular do Maranhão, em especial o bumba meu boi.
A pesquisadora explicou que o projeto surgiu para suprir lacunas de políticas públicas culturais. “Percebemos que não havia uma sistematização, um cadastro público completo sobre os grupos de bumba meu boi. Apesar de ser patrimônio imaterial do Brasil e do Mundo, tem grande reconhecimento público, mas ainda há muito a ser feito sobre esta manifestação para que ela se mantenha e resista”, frisou a pesquisadora. O mapa Caminhos teve sua primeira edição em 2022, tem versão impressa e também um site.
No programa ‘Contraplano’ foram abordados também diversos temas que perpassaram desde o legado da cultura popular, o aspecto social e econômico da manifestação, os fazedores do bumba meu boi, a tradição versus a modernidade, entre outros assuntos.
O programa vai ao ar todas às terças-feiras, às 15h.
Mais notícias
Procuradoria da Mulher entrega kits de apoio às Procuradorias Municipais da Mulher
Kits são constituídos de notebook, celular e impressora
Deputada Janaina destaca projeto-piloto do Maio Laranja na Creche-Escola Sementinha
Parlamentar destacou que ação tem o objetivo de formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção infantil no…
Catulé Júnior critica ausência de representantes do Bradesco em audiência sobre fechamento de agências no Maranhão
Segundo o parlamentar, a medida afetará diretamente quase 400 mil maranhenses
Yglésio cobra celeridade na investigação da morte de professora em Tasso Fragoso
Joelma Rodrigues dos Reis morreu no dia 14 de abril e o caso ganhou uma ampla repercussão na…
Ana do Gás fala sobre caso envolvendo Mical Damasceno e defende mulheres
Ela sugeriu ao vice-governador, Felipe camarão, que compareça à Assembleia para falar sobre o assunto
Eric Costa destaca doação de caminhonetes a municípios
Deputado também falou sobre uma homenagem da Assembleia ao tenente Hilton Ferreira
Solange Almeida denuncia ter sido vítima de fake news durante campanha eleitoral
Ela se referiu ao pleito realizado ano passado, quando saiu candidata à prefeita de Santa Inês
Florêncio Neto propõe manifestação de desagravo à deputada Mical Damasceno por ofensas sofridas
O parlamentar disse que o caso requer um posicionamento firme de todos os deputados da Casa. Ele reafirmou…