29 de maio de 2025
Parlamentares enaltecem realização do 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão
Dra. Viviane, Adelmo Soares, Ana do Gás e Antônio Pereira elogiaram a iniciativa da presidente Iracema Vale em realizar o encontro, que teve como objetivo discutir a atuação da mulher na política

Agência Assembleia
Deputados e deputadas destacaram a importância e o alcance da realização do 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, nesta quinta-feira (29), no auditório Fernando Falcão, com o objetivo de discutir a atuação da mulher na política, a atividade legislativa e seus desafios.
Todos enalteceram a iniciativa da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), primeira mulher a presidir a Alema, que conta agora com a maior bancada feminina (12), como lembrou a deputada Janaína (Republicanos).
“A Assembleia sempre esteve ao lado do povo defendendo os interesses da população e agora prioriza um evento que debate a valorização da mulher legisladora, na luta pela igualdade de direitos”, disse Janaina.
A procuradora da Mulher da Alema, Dr. Vivianne (PDT), lembrou que muitas leis aprovadas na Assembleia garantem direitos nas áreas da saúde, educação e outros segmentos, e que a comunidade ainda desconhece.
“Nosso papel é aproximar a Procuradoria da Mulher ainda mais das mulheres e abrir espaço nas Câmaras, para tenham melhor receptividade e acolhimento. Além de estimular as mulheres a criar espaço nas Câmaras e ampliar a participação feminina para que chega a todo estado”, assegurou.
Parceria
O deputado Adelmo Soares (PSB) também destacou o papel do Legislativo na aprovação de leis e na garantia de direitos, além de defender ações em parceria com o Governo do Estado para que chegue a mais municípios.
“Encontros desta natureza, em torno da atividade de legislar e seus desafios, com a união de todos os segmentos, poderes, sob a organização da Alema, são muito salutares para ampliar conquistas “, afirmou.
A deputada Ana do Gás (PCdoB) registrou a união de vários segmentos para conquista de direitos femininos e condenou a violência política contra as mulheres, que, segundo a parlamentar, não é explícita, na maioria das vezes, com o objetivo de deslegitimar a mulher.
“As legisladoras, com a rede de apoio, serão as primeiras a levar a informação sobre quando acontecem casos de violência política e quando podem ser feitas denúncias. As mulheres já aumentaram a representação nas Câmaras e na Assembleia”, disse Ana do Gás.
O deputado Antônio Pereira (PSB) registrou que um dos painéis do encontro trata justamente sobre ‘O papel e a importância das Procuradorias da Mulher nas Câmara municipais’, hoje ainda poucas, mas que tem avançado nos últimos anos.
“É muito importante e, com a parceria da Procuradoria da Mulher da Assembleia, esse número ampliou e vai ampliar mais, para permitir que as mulheres tenham acesso ao mínimo em atendimento jurídico”, ressaltou.
Mais notícias
Deputado Ricardo Arruda participa de audiência sobre criação de novos municípios
A reunião foi proposta pela Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas do Estado do Maranhão (FADDEEMA)
Andreia Rezende solicita ao governo envio de profissionais da Marinha para garantir segurança aos participantes da “Descida de Balsa”
A deputada justificou a solicitação, feita por meio de Indicação, devido à importância da descida náutica, que atrai…
‘Diário da Manhã’ – Auditor fiscal da Receita Federal alerta sobre prazo final e consequências para quem não declarar o Imposto de Renda
José Ribamar Fernandes informou que o cidadão tem até as 23h59min50s de hoje,30, para enviar sua declaração à…
‘Em Discussão’ aborda ações de turismo e a festança de abertura do São João do Maranhão
O subsecretário de Estado do Turismo, Luiz Thadeu Nunes, participou do programa, e deu detalhes da Festança Junina,…
Superintendente da Fiema destaca, no ‘Café com Notícias’, as ações comemorativas ao Mês da Indústria
Além de detalhar a programação comemorativa do mês dedicado à indústria, César Miranda enalteceu a importância do setor…
Deputado Catulé Júnior participa da Semana da Enfermagem, em Caxias, e reafirma o seu compromisso com a classe
Parlamentar destacou, no evento, Projeto de Lei de sua autoria que institui a Política Estadual de Primeiro Emprego…
Procuradoria da Mulher entrega kits de apoio às Procuradorias Municipais da Mulher
Kits são constituídos de notebook, celular e impressora
Deputada Janaina destaca projeto-piloto do Maio Laranja na Creche-Escola Sementinha
Parlamentar destacou que ação tem o objetivo de formar multiplicadores e fortalecer a rede de proteção infantil no…