05 de junho de 2024
Prazo de inscrições para agentes territoriais de cultura do MinC é tratado no ‘Diário da Manhã’
Conversa foi com Paulo Sabá, coordenador do escritório do Ministério da Cultura no Maranhão
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
O coordenador do escritório do Ministério da Cultura no Maranhão, Paulo Sabá, falou em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (5), que o MinC abriu novo editar para escolher agentes territoriais de cultura e que as inscrições vão até a segunda-feira (10).
“Esses agentes territoriais de cultura vão atuar nos territórios de cultura nas 22 regionais do estado, com escolha de um por regional e cadastro de reserva. Eles devem mapear territórios culturais brasileiros para promoção do acesso à cultura. Sendo assim, ficam responsáveis por verificar projetos em sua região que precisam de recursos”, explicou.
O gestor fez um balanço das ações do MinC no Maranhão, após a recriação do Ministério da Cultura no Governo Lula, que resolveu priorizar cinco principais ações: a Conferência Nacional de Cultura, que já ocorreu em março; a Lei Paulo Gustavo; a Política Nacional Aldir Blanc; a implantação do Sistema Nacional de Cultura e a apresentação dos editais do Sistema MinC.
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o gestor disse também que a União está assegurando os maiores investimentos da cultura no Estado e que somente os valores da Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Branc levou o Governo Federal a transferir para o governo do Estado e municípios, em dois anos, cerca de R$ 260 milhões.
“Nossa principal pauta do momento é a implantação dos Comitês Nacionais de Cultura, cujo objetivo é trabalhar a escolha dos agentes territoriais de cultura, que estão dentro desse comitê. É uma oportunidade de aproximar o Ministério dos gestores de cultura, a gente dialoga bastante com os secretários municipais e estadual de cultura”, assegurou.
Mais notícias
Catulé Júnior faz cobrança por serviço precário de recuperação da MA-034
Rodovia liga o município de Caxias ao povoado Baú
Assembleia realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Círculo de Oração
Iniciativa é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno
Violência doméstica e prevenção são destaque no programa ‘Toda Mulher’
Entrevistada foi a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de…
‘Saúde & Bem-Estar’ destaca a estética como ferramenta de reconstrução da autoestima feminina
Segundo a cosmetóloga Greyce Capelli, a autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e à forma como a pessoa…
‘Diário da Manhã’ detalha campanha de doação de sangue no Santuário de Nazaré
Projeto Irmãos de Sangue, realizado em parceria com o Hemomar, fará a coleta das doações no próximo dia…
“Café com Notícias” aborda a campanha Março Amarelo, de conscientização e combate à endometriose
Doença é comum e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva; campanha alerta para a importância…
CCJ inicia trabalhos de 2026 com análises de mais de 40 proposições
Projetos de Lei e Medidas Provisórias foram apreciadas pela comissão
Adelmo Soares fortalece o empreendedorismo feminino com programa ‘Páscoa Lucrativa’ em Caxias
Iniciativa exclusiva para mulheres aproveita o período de alta nas vendas de chocolate para gerar renda às participantes