29 de maio de 2024

Programa ‘Saúde & Bem-Estar’ destaca ortodontia e reposição hormonal na odontologia

Conversa foi com o professor e odontólogo Renato Figueiredo, presidente do Centro Integrado de Educação Continuada (Ciec), que funciona há 20 anos em São Luís

Programa ‘Saúde & Bem-Estar’ destaca ortodontia e reposição hormonal na odontologia

Professor e odontólogo Renato Figueiredo com as radialistas Marina Sousa e Leda Lima

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Saúde & Bem-Estar’, veiculado pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta quarta-feira (29), tratou sobre o tema ortodontia e reposição hormonal voltada para a odontologia, em entrevista com o professor e odontólogo Renato Figueiredo, presidente do Centro Integrado de Educação Continuada (Ciec), que funciona há 20 anos em São Luís.

No bate-papo com as apresentadoras e radialistas Marina Sousa e Leda Lima, Renato Figueiredo, que também é proprietário da Clínica Maxi Dental Clinic, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e sobre o Centro Integrado de Educação Continuada, escola de pós-graduação em odontologia que funciona na Avenida dos Holandeses, no Calhau.

Durante a entrevista, Renato Figueiredo explicou que, na área da odontologia, a reposição hormonal surgiu há pouco tempo:

“Ela tem 22 anos apenas, e a primeira especialização nessa área surgiu agora em 2020. E eu fiz parte dessa primeira turma lá em São Paulo, onde nós utilizamos hormônios nanoestruturados transdérmicos, com os quais a gente consegue devolver para o paciente exatamente o que está em falta e que vai melhorar, de uma forma geral, a saúde bucal desse paciente”, afirmou o odontólogo.

Ele disse que é muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal que é capaz de prevenir várias doenças. “É importante mostrar a relevância da saúde bucal na condição sistêmica. Há uma relação, por exemplo, entre a condição bucal e a cardíaca dos pacientes. Bactérias da cavidade bucal se disseminam para o coração e podem causar infarto, endocardite bacteriana, entre outros. Ou seja, cuidando-se da saúde bucal, a pessoa vai estar cuidando também da saúde como um todo”, frisou.

Odontólogo com uma experiência acumulada há mais de 20 anos, Renato Figueiredo afirmou que a higiene bucal deve ser realizada diariamente com a limpeza dos dentes, a fim de evitar o surgimento de cáries e do mau hálito. As escovações devem ser após cada refeição e a visita ao dentista deve ocorrer regularmente. A escova deve ser trocada a cada três meses ou quando a pessoa perceber que ela está desgastada. O fio dental também deve ser utilizado.

Renato Figueiredo observou que, além das cáries, a falta de higiene bucal causa placas, tártaro e problemas na gengiva. “A vida saudável dos dentes garante não só uma aparência agradável como também ajuda na fala e na mastigação”, frisou.

Ele acrescentou que outras medidas que podem ser adotadas são a utilização do enxaguante bucal com flúor se for recomendado pelo dentista; escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e usar creme dental.

Mais notícias

CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual

Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo

Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município

Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas

Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA

Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador 

Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto

Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda

O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia

Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros

Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números

Alunos de Direito do Cest visitam instalações da Alema e Memorial do Legislativo Maranhense

Visita teve como objetivo conhecer o trabalho da Casa e obter uma visão ampla sobre o Legislativo maranhense