17 de setembro de 2025

Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame

Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços públicos e respeito às comunidades envolvidas

Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame

Ricardo Arruda afirmou que a situação preocupa principalmente os moradores das comunidades localizadas na área limítrofe

Assecom/ Dep. Ricardo Arruda

O deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, na terça-feira (16), para chamar atenção sobre a disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame, que voltou ao centro das discussões após decisão judicial recente.

Segundo o parlamentar, a situação preocupa principalmente os moradores das comunidades localizadas na área limítrofe, que podem ser diretamente impactados pela mudança.

Ricardo Arruda reforçou o apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços públicos e respeito às comunidades envolvidas.

“É fundamental que Grajaú e Arame dialoguem para chegar a uma solução que preserve os interesses legítimos de ambos os municípios e, principalmente, que não prejudique a população”, declarou.

Entenda o caso

Arame foi criado em 1988, e em 2011 uma alteração nos limites municipais corrigiu distorções e adequou a divisão territorial à realidade da época. Porém, recentemente, a Prefeitura de Arame entrou na Justiça pedindo que os limites retornassem ao modelo original da lei de criação.

A Justiça concedeu uma liminar favorável a Arame, com efeito imediato. Assim, povoados hoje vinculados a Grajaú – como Vargem Grande, Sambaíba, Tamburil, Macaúba e Andaraí –  passariam a ser administrados por Arame.

Essas localidades contam atualmente com escolas, unidades de saúde, sistemas de abastecimento de água e outros serviços públicos mantidos por Grajaú, que precisariam ser assumidos pela gestão de Arame.

De acordo com Ricardo Arruda, a decisão pode afetar mais de 3.400 moradores, distribuídos em mais de mil domicílios. “Imagine o quanto os serviços públicos seriam prejudicados e o quanto a população sofreria por conta dessa indefinição”, afirmou Arruda.

Caminhos para solução

Em conversa com o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, o deputado foi informado que a questão precisa ser solucionada até abril de 2026, prazo em que o órgão enviará ao IBGE a configuração populacional do estado.

O parlamentar também destacou que o debate pode incluir o município de Amarante do Maranhão, devido a situações semelhantes envolvendo comunidades indígenas atendidas por Arame, mas vinculadas oficialmente a Amarante.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios