12 de janeiro de 2026
“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão
A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos planos a serem executados, como o acompanhamento e o mapeamento dos empreendimentos e coletivos de economia solidária no estado
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
A implementação de políticas públicas para incrementar a economia popular e solidária no Maranhão foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (12), no programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
A educadora popular Flaviana Almeida, agente territorial de economia solidária do Programa Paul Singer, fez uma ampla explanação sobre a retomada do trabalho de base e da organização de empreendimentos e coletivos de economia popular e solidária através do mapeamento destes grupos dentro dos territórios identificados em todas as regiões do interior maranhense.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, Flaviana Almeida explicou que o Programa de Formação Paul Singer de Agentes de Economia Popular e Solidária é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer quem trabalha por conta própria, em grupos, associações ou cooperativas. Ele foi sancionado através da Lei nº 15.068 de 23 de dezembro de 2024, a mesma que criou a Política Nacional de Economia Solidária.
“Passamos por anos difíceis, quando as políticas para o povo foram deixadas de lado. Mas, estamos em 2026! O cenário mudou e a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil. Temos como desafio voltar o olhar para o território e exercitar a escuta atenta para identificar quais são os principais problemas, se estão na saúde, no transporte, na moradia, no emprego ou na falta deles, na educação, na cultura, na comunicação, entre outros”, declarou Flaviana Almeida.
Acompanhamento
Na condição de agente territorial de Economia Popular e Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Flaviana Almeida acrescentou que essa escuta ativa tem se dado através do acompanhamento dos Agentes Territoriais (AGEPs), que são pessoas preparadas para caminhar ao lado de quem faz a economia acontecer dentro do território de forma autogestionada, em redes de solidariedade, com justiça social e respeito ao meio ambiente.
De acordo com a entrevistada, o primeiro passo é o mapeamento. “No Maranhão, já começamos a realizar esse mapeamento e, até fevereiro deste ano, vamos apresentar a sistematização dessa leitura da realidade dos territórios no preenchimento de informações que abordam a história dos Empreendimentos de Economia Solidária [EES], que são associações, cooperativas, cozinhas solidárias, bancos comunitários, sindicatos, e Coletivos de Economia Popular e Solidária [CEPS], formados a partir de três pessoas de no mínimo dois núcleos familiares diferentes que se juntam para realizar alguma atividade econômica”, explicou ela.
Graduada em Ciência Sociais e Psicologia e mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Flaviana Almeida assinalou que o trabalho de pesquisa-ação vai apresentar a sistematização das informações sobre as condições estruturais, as relações de produção e trabalho, finanças, comunicação, saúde e segurança do trabalho.
“É importante divulgar que esse programa quer saber quem são e onde estão e incentivar a organização de EES/CEPS para melhor enxergar a realidade e propor políticas públicas efetivas, por isso, a atualização do CadSol é uma prioridade para identificar os grupos e assim eles deixem de ser invisíveis para o Estado”.
Flaviana Almeida enfatizou que, “com o grupo organizado e cadastrado, as portas se abrem, porque ele é reconhecido e pode-se vender produtos para as escolas, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, futuramente, acessar linhas de créditos que não têm as taxas abusivas dos bancos comuns”.
Mais notícias
Adelmo Soares inaugura seu Gabinete Social no município de Aldeias Altas
No município, o deputado também cumpriu mais uma extensa agenda de trabalho para promoção da saúde e bem-estar…
‘Diário da Manhã’: Médica radiologista esclarece mitos e verdades sobre a endometriose
Programa também teve esclarecimentos a consumidores pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon-MA, Ricardo Cruz
Impactos globais da ação dos EUA na Venezuela são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
Programa recebeu o especialista em Relações Internacionais da Uema, Igor Fóscolo, que analisou toda a situação gerada pela…
Creche-Escola Sementinha inicia a Semana Pedagógica 2026
O intuito é preparar o corpo docente e administrativo da instituição para o início das atividades letivas deste…
Deputado Adelmo Soares completa três dias consecutivos de entrega de óculos no Maranhão
Mil óculos foram entregues a moradores pelo parlamentar, em um único dia, nos municípios de São João do…
Deputado Osmar Filho inicia 2026 com agenda comunitária no São Francisco
Parlamentar se reuniu com moradores, acompanhado da vereadora Clara Gomes, para ouvir demandas e planejar ações para a…
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu