05 de junho de 2024
‘Toda Mulher’ aborda Festival Guarnicê e a presença feminina em espaços de poder
Entrevistada foi a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA e que há cinco anos está à frente do Festival Guarnicê de Cinema

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista a íntegra da entrevista
A presença das mulheres em espaços de poder foi um dos temas abordados pelo programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (5), pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Para falar deste tema, a entrevistada foi a professora e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, Zefinha Bentivi, que também está à frente do Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais antigos do Brasil.
Durante sua entrevista, a professora destacou a luta das mulheres para ocupar espaços nas esferas públicas, os desafios enfrentados por ela ao longo da carreira e, ainda, a necessidade de continuar a caminhada rumo à igualdade de gênero.
“São muitos os desafios que enfrentamos para ocuparmos espaços de poder, é um processo ideológico e cultural, uma luta constante por igualdade e por espaço. E é um orgulho saber que gente trilha um caminho que pode ser exemplo para outras mulheres e meninas chegarem a espaços que, até bem pouco tempo, não eram espaços possíveis para as mulheres”, destacou Zefinha Bentivi.
À frente do Festival Guarnicê de Cinema há cinco anos, a professora também falou sobre o evento que, este ano, terá sua 47ª edição. Marcado para ocorrer de 7 a 14 de junho, o festival traz como tema “Na Trama do Tempo’’ e se propõe a pensar o futuro do audiovisual, sem esquecer a memória e a tradição do cinema brasileiro.
“A cada ano que passa, temos feito um Guarnicê novo, mas sem esquecer que o festival não é recente, tem mais de 40 anos de existência, então, vamos conservando aquilo que é importante, mas também vamos ampliando. Hoje, o Guarnicê não é somente da Universidade Federal do Maranhão ou do estado, é do mundo”, ressaltou Zefinha Bentivi, relembrando que, na edição do ano passado, as produções alcançaram 52 países.
Este ano, o festival exibirá cerca de 200 produções, entre filmes de longa e curta duração, videoclipes e jogos digitais. Além de exibições, o festival promove ações formativas como oficinas, palestras e cursos.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia.
Mais notícias
Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações
A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…
Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’
Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças…
Helena Duailibe homenageia Corpo de Bombeiros pelo Dia Nacional da categoria
A deputada relembrou ações emblemáticas da corporação que, segundo ela, evidenciam o preparo e o senso de missão…
Deputada Helena Duailibe parabeniza governador Carlos Brandão por reajuste a policiais e bombeiros
Segundo a parlamentar, a medida reflete o compromisso do governador com a valorização dos profissionais da segurança pública
Café com Notícias – Empreendedorismo e redes sociais é tema de conversa com especialista
Silvio Guilherme revelou que há um estudo que mapeia de oito a 12 comportamentos que definem o sucesso…
‘Em Discussão’ aborda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão
Edição local ocorrerá de 21 a 24 de outubro com o objetivo de fortalecer a popularização da ciência…
Comandante do BBMar destaca, no ‘Diário da Manhã’, o lançamento da Operação Praia com Segurança
Thiago Paiva informou que diversas atividades estão sendo realizadas, como orientações aos pais e filhos sobre prevenção e…
Projeto de Osmar Filho que cria Patrulha Digital Infantil segue para análise das comissões temáticas
A proposição visa criar um núcleo especializado de prevenção e combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes…