16 de julho de 2025

Pneumologista Bráulio Nunes fala, no ‘Diário da Manhã’, sobre a incidência de doenças respiratórias no Brasil

Médico alertou sobre a redução da cobertura vacinal no país devido à disseminação de notícias falsas e destacou a importância da imunização na prevenção de doenças

Pneumologista Bráulio Nunes fala, no ‘Diário da Manhã’, sobre a incidência de doenças respiratórias no Brasil

O apresentador Ronald Segundo entrevistou o pneumologista Bráulio Nunes no ‘Diário da Manhã” desta quarta-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, que tem transmissão ao vivo e simultânea da Rádio e TV Assembleia, o médico pneumologista Bráulio Nunes Martins Filho, que trabalha no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, discorreu sobre prevenção e combate das doenças respiratórias no Brasil.

Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Dr. Bráulio Nunes explicou que as doenças respiratórias são condições que afetam o sistema respiratório, comprometendo a saúde e qualidade de vida de milhões de pessoas no país.

Durante a entrevista, o médico falou um pouco sobre as principais doenças respiratórias e como é possível identificar quem são as pessoas mais suscetíveis, além de fornecer dicas estratégicas de prevenção.

“É importante esclarecer que as doenças respiratórias englobam uma ampla gama de condições que afetam o sistema respiratório, incluindo os pulmões, vias aéreas e outras estruturas relacionadas”, declarou o pneumologista Dr. Bráulio Nunes.

Fatores de risco

Ele acrescentou que essas doenças podem variar desde infecções respiratórias comuns, como resfriados e gripes, até condições mais graves, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. Elas podem ser causadas por fatores genéticos, exposição a substâncias tóxicas, tabagismo, poluição do ar, alergias e outros fatores de risco.

Dr. Bráulio Nunes observou que, embora as doenças respiratórias possam afetar pessoas de todas as idades, existem certos grupos de indivíduos que são mais suscetíveis a desenvolver essas condições.

Crianças pequenas, idosos, fumantes, pessoas com sistema imunológico enfraquecido, trabalhadores expostos a agentes tóxicos, indivíduos com doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas, e aqueles com histórico familiar de doenças respiratórias estão em maior risco. “É fundamental que essas pessoas estejam cientes dos fatores de risco e adotem medidas preventivas adequadas”, assinalou o médico.

Vacina

Ele também chamou a atenção para um fato que considera preocupante: “A cobertura vacinal em nosso país vem caindo bastante nos últimos cinco anos, principalmente na população infantil”. O médico assinalou que, após a pandemia da Covid-19, houve uma grave disseminação de informações falsas, com o propósito de tentar desqualificar a eficácia das vacinas, inclusive as mais antigas, como as utilizadas no combate ao sarampo e à poliomielite.

O Dr. Bráulio Nunes lembrou que as vacinas estimulam o sistema imunológico a reconhecer e combater agentes infecciosos, como vírus e bactérias, que podem causar doenças respiratórias graves, como gripe e pneumonia.

“A imunização por meio das vacinas ajuda a reduzir a disseminação dessas doenças, protegendo não apenas os indivíduos vacinados, mas também a comunidade como um todo. Além disso, as vacinas podem ajudar a prevenir complicações e hospitalizações decorrentes de infecções respiratórias, proporcionando uma proteção eficaz e segura contra essas doenças”, assinalou.  

Mais notícias

Diretor de Comunicação da Alema visita Comunicação do Senado Federal e consolida novas parcerias institucionais

Na reunião, foram discutidos temas relacionados às novas tecnologias de transmissão que o Senado Federal passará a adotar,…

Assembleia sedia entrega simbólica da Bíblia em Braille e capacitações sobre acolhimento e inclusão social

Evento “Assessorar para Fortalecer – REMADD e SBB” reuniu lideranças religiosas, representantes de comunidades terapêuticas e instituições voltadas…

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda estratégias de rendimento e mais qualidade de vida no esporte amador

Convidada do programa, nesta quarta-feira, foi a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato

Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia

Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal

Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico

Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia

Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…

Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações

Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município

Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras

Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…