16 de julho de 2025

Saúde e Bem-Estar destaca importância do fisioterapeuta forense para as perícias judiciais

Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o fisioterapeuta forense David Rabêlo, que explicou um pouco sobre a atividade

Saúde e Bem-Estar destaca importância do fisioterapeuta forense para as perícias judiciais

Jornalista Lêda Lima conversou com o fisioterapeuta David Rabêlo, no programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia

Agência Assembleia

O programa Saúde e Bem-Estar da Rádio Assembleia (96,9 FM) abordou, nesta quarta-feira (16), a fisioterapia forense, área que atua na interface entre a saúde e o sistema jurídico, contribuindo com análises técnicas em casos que envolvem lesões corporais, incapacidades funcionais ou sequelas físicas, especialmente em processos judiciais.

Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o fisioterapeuta forense, David Rabêlo. Ele explicou que o profissional da área atua tanto na esfera administrativa como judicial, auxiliando a Justiça nos processos relacionados à incapacidade física, sejam eles trabalhistas, previdenciários ou criminais.

“São peritos judiciais, os olhos e os ouvidos do juiz nas questões relativas à incapacidade funcional, pois os magistrados têm grandes conhecimentos sobre as leis, mas não detêm as informações sobre saúde. Por isso, cabe ao fisioterapeuta forense subsidiá-los nesse sentido, fornecendo os laudos periciais nessa área”, esclareceu.

Na conversa com a jornalista Lêda Lima, David Rabêlo destacou ainda a importância das perícias feitas pelo fisioterapeuta forense nos processos de pedidos de afastamento por doenças incapacitantes. Ele relatou que a demora na resposta aos pedidos é algo comum por diversos aspectos, mas que o profissional vem de forma a atuar como um escudo na defesa da pessoa que pleiteia o benefício.

“Nós quantificamos, qualificamos e codificamos o grau exato de incapacidade funcional do cidadão para que o juíz possa ter as informações precisas do problema que ele enfrenta. Isso ajuda, sem dúvida, o requerente a passar mais rápido pela perícia”, ressaltou.

Segundo ele, diferentemente do fisioterapeuta clínico que atua na reabilitação do paciente, o fisioterapeuta forense detém os conhecimentos técnico-científicos para subsidiar a Justiça com laudos periciais que comprovem a real incapacidade funcional da pessoa que esteja sendo periciada

“Esse conhecimento adicional o fisioterapeuta adquire com cursos de capacitações específicas nessa área que está em franca expansão”, completou Rabêlo, informando ainda que ele próprio atua como consultor.

Apresentado pela jornalista Lêda Lima e pela radialista Marina Sousa, o programa Saúde e Bem-Estar vai ao ar todas as quartas-feiras, às 11h. A entrevista completa está disponível no Youtube da Rádio Assembleia.

Mais notícias

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo

Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval

Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio

Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão

Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado

Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’

A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas

‘Diário da Manhã’ detalha ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea

Foram montados hospitais de campanha estrategicamente localizados na avenida, com equipes reforçadas, medicamentos e ambulâncias para casos de…