21 de julho de 2025

Arquitetos destacam atuação do Instituto da Casa Maranhense e suas práticas socioambientais

Especialistas informaram que o Instituto trabalha em parceria com a comunidade na execução de projetos urbanísticos, em regime de mutirão

Arquitetos destacam atuação do Instituto da Casa Maranhense e suas práticas socioambientais

Maria Regina Telles conversa com os arquitetos Wellynson Nascimento e Carla Vera, no programa 'Sustentabilidade na Prática'

Agência Assembleia

Os arquitetos Wellynson Nascimento e Carla Vera falaram sobre a atuação do Instituto da Casa Maranhense e do papel da habitação como práticas socioambientais replicáveis, em entrevista a apresentadora Maria Regina Telles, no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta segunda-feira (21).

De acordo com a arquiteta Carla Vera, existe uma lei federal de 2008 na área de habitação, criada por pressão de arquitetos, que diz que todas as pessoas precisam ter um lugar gratuito para receber assistência técnica para habitação de assistência social, mas menos de 30 cidades do Brasil trabalham com esse serviço que precisa ser ampliado para os cerca de  5.500 municípios do país.

Ela disse também que começou a trabalhar em parceria com a comunidade do bairro do Coroadinho, em São Luís, onde fica a sede do Instituto, e é uma parceria em regime de mutirão, pois começaram a observar que em obras sobra muito material. Segundo a especialista, a construção civil é o maior gerador de resíduos sólidos.

“Começamos a realizar esse projeto, pois trabalhamos com reformas, portanto, ele nasceu da paixão de trabalhar com habitação e ver que nossa profissão tem um perfil social. A gente recebe doações como pias usadas, bancadas, janelas, portas e até o que sobrou de tijolos, telhas, madeira, tomadas e fios elétricos, luminárias, entre outros itens”, disse.

O arquiteto e urbanista do Instituto da Casa Maranhense, Wellynson Nascimento, reforçou o papel da habitação como práticas socioambientais replicáveis e como a atuação no Coroadinho, conjuntamente com a comunidade, fez uma área de convivência perto do órgão, além de uma escadaria, tudo em regime de mutirão.

Mais notícias

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional