13 de agosto de 2025

Carlos Lula cobra adesão do Maranhão ao Programa CNH Social

Parlamentar manifestou preocupação com o possível fim da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas em autoescolas para a obtenção da Habilitação

Carlos Lula cobra adesão do Maranhão ao Programa CNH Social

Carlos Lula durante pronunciamento na tribuna da Assembleia nesta quarta-feira (13)

Assecom / Dep. Carlos Lula

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (13), para cobrar a imediata adesão do estado ao Programa CNH Social, recentemente regulamentado pela Lei Federal 15.153/2025. O parlamentar manifestou preocupação com o atraso do Maranhão em implementar a medida, que visa beneficiar pessoas de baixa renda com a gratuidade na obtenção da primeira habilitação.

“É inadmissível que, passados 45 dias da sanção da lei federal e com diversos estados já tendo regulamentado ou possuindo programas similares, o Maranhão permaneça inerte. Observamos o Detran local recebendo grande demanda por parte da população, esperançosa de acessar o benefício que já é realidade em outras unidades da federação. Isso demonstra a ineficácia do governo em cuidar de quem mais precisa, deixando o Maranhão para trás”, afirmou o deputado Carlos Lula.

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de 2024, compilados a partir do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), revelam que o Maranhão possui o menor percentual de condutores habilitados do país. Estima-se que mais de um milhão de maranhenses dirijam sem habilitação, com, aproximadamente, 70% dos proprietários de motocicletas no estado sem o documento.

Na mesma ocasião, Carlos Lula manifestou preocupação com a discussão sobre o possível fim da obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas em autoescolas para a obtenção da habilitação. O deputado, que já atuou como secretário de Saúde do Maranhão, alertou para os riscos de tal medida.

“Como ex-secretário de Saúde, testemunhei de perto que grande parte dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) está diretamente relacionada a traumas decorrentes de acidentes de trânsito. As autoescolas desempenham um papel crucial na educação para o trânsito, preparando condutores conscientes. Abrir mão dessa etapa é comprometer a segurança pública e sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde”, pontuou o deputado.

Manifestação nas redes

No Instagram, os maranhenses publicaram mensagens lamentando a ausência de informação sobre o início do Programa CNH Social no estado.

“Muitas pessoas com esperança de tirar sua CNH, é uma irresponsabilidade tão grande”, escreveu Pamela Ferreira.

“Iria ser bom se tivesse esse programa eu queria tanto minha habilitação”, publicou Adriano Soares.

“Fui ontem no cras e pediram para ir no Detran, mandei msg para o Detran e nao tem data prevista”, relatou Jessika Pinheiro.

Mais notícias

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo

Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval

Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio

Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão

Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado

Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’

A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas