19 de agosto de 2025
CCJ dá parecer favorável à MP sobre reserva de vagas em universidades
De acordo com a Medida Provisória, ficam reservadas 50% das vagas para alunos de escolas públicas e, desse percentual, 50% para baixa renda
Agência Assembleia
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (19), aprovou, entre outras resoluções, a Medida Provisória 497/2025, de autoria do Poder Executivo. A matéria dispõe sobre reserva de vagas dos cursos de graduação oferecidos por instituições públicas estaduais de educação superior.
Segundo a MP, ficam reservadas 50% das vagas aos alunos que tenham cursado todas as séries na rede pública de ensino médio, a serem preenchidas mediante exame vestibular. No preenchimento destas vagas, conterão reserva aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a dois salários mínimos per capita.
“A Medida Provisória 497, que traz a regulamentação sobre vagas nas faculdades públicas do estado do Maranhão, para alunos egressos de escola pública e alunos também de baixa renda, informa que 50% dessas vagas são para alunos egressos de escola pública, e desses 50%, obrigatoriamente, 50% dessas vagas para alunos que tenham renda familiar, até dois salários mínimos. Portanto, acho que é uma reserva importante para que a gente possa garantir a presença das pessoas que mais precisam”, destacou o presidente da CCJ, deputado Florêncio Neto (PSB).
Na reunião, foram analisadas cerca de 40 proposições, entre as enviadas pelo Poder Executivo e parlamentares da Casa. “Nossa reunião foi positiva e pudemos deliberar sobre diversos projetos de lei que chegaram aqui, alguns desses projetos estavam sob vistas e foram devolvidos. Mais uma vez, conseguimos dar celeridade, aprovando relatórios que vão para outras comissões e, também, para o plenário”, frisou Florêncio Neto.
Além do deputado, participaram da reunião os parlamentares Júlio Mendonça (PCdoB), Arnaldo Melo (PP), Ariston (PSB), Ricardo Arruda (MDB), João Batista Segundo (PL), Neto Evangelista (União Brasil) e Cláudia Coutinho (PDT).
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ recebe secretário Fábio Gentil
Convidado falou sobre as novas ações voltadas à agricultura familiar no estado
‘Em Discussão’ detalha avanços do trabalho da Defensoria Pública do Maranhão para a população em todo o estado
A 1ª subdefensora-geral da DPE, Cristiane Marques Mendes, destacou, entre outras ações e projetos, o mutirão da Carreta…
Diário da Manhã’ destaca a 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar, que começará neste domingo
O secretário-adjunto da SAF, Ricarte Almeida, anunciou, no programa, a participação, além do Maranhão, dos estados do Piauí,…
“Perucas que Curam”, projeto que devolve autoestima a mulheres em tratamento oncológico, é tema do ‘Café com Notícias’
Projeto, criado pela cabeleireira Rose Gonçalves, devolve a autoestima a mulheres e crianças em tratamento contra o câncer;…
Deputada Daniella lidera articulação que garante amparo a crianças órfãs do feminicídio
Medida do Ministério Público acolhida pelo governador Carlos Brandão propõe auxílio mensal a menores de idade
Cláudio Cunha destaca ações do governo estadual na Baixada e litoral
Parlamentar ressaltou a importância das iniciativas executadas nas cidades de Apicum-Açu, Cedral e Central do Maranhão
Ana do Gás resgata desafios da segurança pública e reconhece trabalho de policiais
Parlamentar respondeu às críticas do deputado Carlos Lula
Sindsalem realiza XVI Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão
Evento tem como tema “Impostos e Arrecadação: como isso impacta nossas vidas” e reúne servidores e especialistas em…