12 de setembro de 2025

‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência

Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO-PIPD)

‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência

Promotor Alenilton Santos da Silva Júnior com os radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu na manhã desta sexta-feira (12) o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO-PIPD). Ele fez uma explanação acerca de políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência.

Em entrevista aos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o promotor de justiça Alenilton Santos discorreu sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
De acordo com o promotor de justiça, esta lei assegura e promove o exercício de direitos fundamentais e liberdades das pessoas com deficiência, visando à inclusão social e ao pleno exercício da cidadania.

“Sancionada em julho de 2015, a LBI baseia-se na Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e estabelece a obrigatoriedade de acessibilidade em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, e tecnologia, além de combater a discriminação”, declarou o promotor de justiça.

Em sua explanação, o representante do Ministério Público do Maranhão abordou tópicos como respeito à pessoa com deficiência, a importância da inclusão, bem como o combate ao preconceito, capacitismo e bullying.

Garantia de direitos

O coordenador do CAO-PIPD explicou que os promotores de justiça atuam ativamente para garantir os direitos das pessoas com deficiência previstos na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), utilizando ações judiciais e medidas extrajudiciais para remover barreiras e combater a discriminação. Eles realizam fiscalização para assegurar acessibilidade em empresas e serviços, defendem o acesso à educação inclusiva e questionam práticas como a interdição indevida, promovendo a autonomia e a plena participação social das pessoas com deficiência.

Durante a entrevista, Alenilton Santos abordou principalmente as leis que estabelecem o direito à educação das pessoas com deficiência, ressaltando a necessidade da formação adequada dos profissionais da área, bem como de investimentos em acessibilidade nas escolas.

O promotor de justiça fez um relato sobre projetos e ações do Centro de Apoio e de Defesa das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência. “É importante observar que buscamos sempre disseminar o debate sobre o direito de todos à educação e, em especial, das pessoas com deficiência. A finalidade é garantir um espaço de diálogo aberto na busca do acesso, participação, permanência e habilidades necessárias ao ensino e aprendizagem”, ressaltou.

Mais notícias

Deputado Adelmo Soares fortalece cultura popular com 1ª edição do ‘Caxias Folia’

Evento reuniu mais de 40 blocos e levou às ruas cerca de 5 mil foliões, promovendo integração social…

Florêncio Neto destaca visão municipalista do governador Brandão e agradece por obras em Penalva

Segundo o parlamentar, Penalva tem tido um olhar especial do governador Carlos Brandão, com a execução de diversas…

Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval

Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale

Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias

Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo

Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval

Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio

Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão

Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado