19 de agosto de 2025

Ana do Gás ressalta importância do Título de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses

Ato celebrou o reconhecimento concedido em julho de 2024, na 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Déli, na Índia

Ana do Gás ressalta importância do Título de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses

Ana do Gás falou sobre o Titulo de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco aos Lençóis Maranhenses

Agência Assembleia

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (19), a importância do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses. Em seu discurso, a parlamentar disse que teve a chance de viver um final de semana espetacular na cidade de Barreirinhas.

“Eu pude participar da cerimônia na qual a população de Barreirinhas celebrou esse Título que foi conquistado com muito esforço, ao lado da nossa presidente, deputada Iracema Vale; do prefeito Vinícius, do nosso governador Carlos Brandão, do secretário Orleans Brandão, do Rubens Pereira, da nossa ministra Marina Silva, de representantes da ICMbio, da Unesco”, afirmou a deputada.

O evento ocorreu no Parque das Dunas, em Barreirinhas, e reuniu autoridades estaduais e federais, entre elas o governador Carlos Brandão e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

A solenidade celebrou o reconhecimento concedido em julho de 2024, durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Déli, na Índia. O título insere os Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônios Mundiais Naturais, destacando-o como um bem de importância excepcional para toda a humanidade.

“Para o Maranhão, para Barreirinhas e para os maranhenses que têm a oportunidade de conhecer os Lençóis Maranhenses é muito válido. Vale tudo. E eu venho hoje aqui com esse sentimento”, frisou Ana dos Gás.

A parlamentar aproveitou para parabenizar o governador Carlos Brandão, que, segundo ela, lutou incansavelmente.

“Ele foi dois dias antes da sua viagem prevista para Paris, para poder estar ali, naquela conversa a pé de ouvido com a Unesco, para que esse título pudesse ser entregue aqui, nos Lençóis Maranhenses, para o povo do Maranhão. Tudo isso foi muito válido. Quero parabenizar também o ex-presidente José Sarney, que também deu sua contribuição de apoio para o reconhecimento natural dos Lençóis Maranhenses”, ressaltou a deputada. 

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios