26 de junho de 2025

‘Café com Notícias’ destaca os impactos sociais de programas de inclusão produtiva no Maranhão

Entrevistado pelo programa, o coordenador do Programa Mais Renda, Sérgio Leonardo Araújo, falou sobre os avanços na geração de renda no estado, beneficiários, a diferença entre o Mais Renda e o Minha Renda e como se inscrever

‘Café com Notícias’ destaca os impactos sociais de programas de inclusão produtiva no Maranhão

Elda Borges recebeu Sérgio Leonardo Araújo na edição do programa desta quinta-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

No programa Café com Notícias desta quinta-feira (26), a apresentadora Elda Borges recebeu o coordenador do Programa Mais Renda, Sérgio Leonardo Araújo, que falou sobre os avanços e os impactos sociais das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para fortalecer o empreendedorismo e promover a inclusão produtiva no Maranhão.

Criado em 2015, o Programa Mais Renda já beneficiou mais de 5 mil pessoas em todo o estado. Apenas no atual governo, mais de 2.500 famílias foram contempladas com os incentivos oferecidos. Segundo Sérgio Leonardo, o objetivo é fortalecer pequenos empreendedores em situação de vulnerabilidade social, oferecendo capacitação, equipamentos e apoio financeiro para o início ou fortalecimento do negócio.

“É um programa que vai além da assistência. Ele dá condições reais para que as pessoas transformem sua realidade por meio do trabalho e da autonomia financeira”, destacou o coordenador.

Além do Mais Renda, o Governo do Maranhão criou, em 2023, o Programa Minha Renda, que também já beneficiou mais de 5 mil famílias maranhenses. Durante a entrevista, Sérgio Leonardo explicou as diferenças entre os dois programas. Enquanto o Minha Renda foca em estratégias complementares de geração de renda, o Mais Renda tem uma atuação mais ampla e diversificada. “O Mais Renda não está restrito ao setor da alimentação. Atendemos também outros segmentos como beleza, estética e serviços, com foco, por exemplo, em profissionais como manicures e cabeleireiras”, explicou.

Capacitação e apoio financeiro

Os participantes do programa recebem capacitação técnica, noções de empreendedorismo, além de um apoio financeiro de R$ 500,00 para a compra de insumos necessários ao início das atividades. O programa se destaca pelo incentivo à formalização de negócios e à autonomia dos beneficiários.

Outro dado relevante mencionado no programa é que 83% dos beneficiados pelos programas de inclusão produtiva são mulheres, o que reforça o impacto social das iniciativas, especialmente na vida de chefes de família e mulheres empreendedoras.

Como participar

Para se inscrever no Programa Mais Renda, o interessado deve atender a alguns requisitos básicos:

                •             Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais;

                •             Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;

                •             Demonstrar interesse em empreender e se comprometer com a capacitação oferecida.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios