25 de junho de 2025

Eric Costa comemora pesquisa que aponta Maranhão como segundo maior exportador do Nordeste

Ele disse que o volume de vendas externas alcançou 5,6 bilhões de dólares de janeiro a dezembro

Eric Costa comemora pesquisa que aponta Maranhão como segundo maior exportador do Nordeste

Deputado Eric Costa durante a sessão plenária realizada nesta quarta-feira (25)

Agência Assembleia

O deputado Eric Costa (PSD) comemorou, na sessão desta quarta-feira (25), pesquisa que aponta o Maranhão como o segundo maior exportador do Nordeste em 2024.

Em seu discurso, proferido na tribuna da Casa, o deputado disse que um estudo publicado no Boletim do Comércio Exterior destaca que o Maranhão consolidou sua posição como o segundo maior exportador do Nordeste, em 2024, com um volume de vendas externas que alcançou 5,6 bilhões de dólares de janeiro a dezembro.

“É importante repercutir nesta tribuna outra informação importante, também postada no site G1: o nosso Porto do Itaqui é o principal porto público do Maranhão, que causa impacto nas exportações e no desenvolvimento econômico do nosso Estado”, declarou o deputado.

Ele acrescentou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) maranhense na área agrícola e investimentos explicam como as exportações pelo Porto do Itaqui são cada vez mais essenciais para a geração de emprego e renda no Estado.

“São milhares de pessoas que trabalham direta e indiretamente junto ao Porto do Itaqui. E isso é resultado de uma gestão equilibrada, bem planejada, acima de tudo, coordenada pelo governador Carlos Brandão, e que traz ao povo do Maranhão milhares de empregos e bilhões em investimento. Portanto, vale a pena enfatizar: o Maranhão foi, em 2024, o segundo estado do Nordeste que mais exportou por meio do porto, que é gerido pela EMAP”, ressaltou Eric Costa.

Ele frisou, ainda, que, graças a um trabalho de planejamento, investimentos e logística, o Porto do Itaqui, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), está superando recordes em movimentação de carga.

“São números que nos motivam e nos orgulham. Em todo o Nordeste, o Maranhão, em 2024, foi o segundo estado que mais exportou, graças ao porto que nós temos e graças à gestão da EMAP. Nós temos milhares de empregos gerados. Isso representa desenvolvimento e milhares de postos de trabalho, direta e indiretamente no Maranhão. São oportunidades que se abrem para os maranhenses graças ao nosso porto, que está batendo metas por meio de um bom planejamento, de investimentos do governo estadual, por meio de uma grande logística. O Maranhão, só em 2024, exportou 5,6 bilhões de dólares”, enfatizou o parlamentar. 

Mais notícias

Diário da Manhã aborda visão da Igreja Evangélica sobre o período natalino

Para o pastor Douglas Levita, o nascimento de Cristo é um fato histórico, mas também simboliza o triunfo…

Catulé Júnior realiza 13ª ‘Caravana do Bem’ e transforma o Natal de milhares de crianças em Caxias

O evento, que já é uma tradição no município, distribuiu mais de 10 mil brinquedos, reunindo uma multidão…

‘Diário da Manhã’ – Jefferson Portela fala sobre o Centro de Vivência Espírita e o Natal

Portela informou que o Centro de Vivência Espírita desenvolve há 43 anos uma obra de assistência humana e,…

‘Café com Notícias’ destaca lançamento da plataforma digital Descomplica Destino – Lençois Maranhenses

A plataforma visa promover e tirar dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses, considerado o quarto destino turístico mais procurado…

Diário da Manhã aborda a visão da Igreja Católica sobre o Período Natalino

O sacerdote afirmou ainda que o Natal mostra o cumprimento das promessas messiânicas que estavam escritas no Antigo…

Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina

A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…

Natal Solidário realizado pelo deputado Davi Brandão leva alimento e esperança às famílias maranhenses

A iniciativa é uma das ações sociais desenvolvidas pelo parlamentar. Entres os municípios contemplados estão Bacabal, Central do…

Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano

Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…