24 de agosto de 2025
‘Mais Saúde’ aborda questões relativas à adultização e problemas advindos do uso excessivo de telas
Psicóloga Tatiana Oliveira afirmou que o consumo desenfreado de conteúdos digitais pode comprometer a formação da identidade e o desenvolvimento cognitivo de crianças

Agência Assembleia
A psicóloga educacional e clínica Tatiana Oliveira foi a entrevistada do programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar pela TV Assembleia, neste domingo (24), com apresentação de Ismael Gama. Na ocasião, a especialista abordou o tema adultização, uso excessivo de telas e exposição às redes sociais e suas consequências para crianças e pré-adolescentes.
A psicóloga explicou que adultização é a aceleração dos tempos de maturidade da criança, colocando sobre ela questões às quais ela não está pronta para lidar. Ressaltou ainda que a adultização perpassa diversas áreas do desenvolvimento e que pode ser agravada com o uso precoce de telas e redes sociais. Segundo ela, o consumo desenfreado de conteúdos digitais pode comprometer a formação da identidade, a autoestima e o desenvolvimento cognitivo desses indivíduos.
“As redes sociais acabam ditando o que é aceito, como se comportar, o que consumir. Isso compromete o processo natural de construção da identidade e provoca uma constante comparação negativa, que afeta diretamente a autoestima, principalmente das meninas”, afirmou a especialista.
Tatiana Oliveira frisou que a situação se agrava quando crianças de até dois anos de idade já são expostas a telas, contrariando as orientações da Organização Mundial da Saúde.
Dependência digital
Outro ponto abordado na entrevista foi a dependência digital, que tem se manifestado cada vez mais cedo. A psicóloga destacou que, em casos mais graves, os sintomas se assemelham ao de dependências químicas, exigindo acompanhamento clínico.
“A tecnologia aciona o sistema de recompensa do cérebro, o mesmo que está envolvido no uso de substâncias entorpecentes. Quando a criança já está dependente, a retirada das telas pode gerar irritabilidade intensa e até crises de abstinência”, explicou.
Para prevenir que a situação chegue a esse ponto, a especialista defende a atuação conjunta da família, da escola e da sociedade. Ela ressalta que o controle do tempo de exposição às telas deve ser feito por adultos atentos e engajados no cotidiano das crianças. “É o adulto quem precisa fazer essa vigilância. Saber o que a criança está consumindo, quanto tempo ela permanece conectada e, principalmente, propor outras formas de interação e aprendizado”, orientou.
A entrevista completa e as reportagens do programa ‘Mais Saúde’, que é apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Osmar Filho participa das comemorações pelos 78 anos de Primeira Cruz e destaca parceria com o município
Deputado reforçou compromisso com a cidade e celebrou avanços em obras e ações na área da educação e…
‘Em Discussão’ aborda ação especial da ‘Maranhão Rosa’, que será realizada neste sábado, na capital
Mamografia, exames preventivos e vacinação são alguns dos serviços oferecidos às mulheres, a partir das 8h, no Parque…
‘Diário da Manhã’ – Idealizadora fala da 4ª edição da Mostra PraCine em São José de Ribamar
Nat Maciel afirmou que objetivo do evento é democratizar o acesso ao cinema nacional e valorizar as produções…
Advogada previdenciária explica, no ‘Café com Notícias’, as novas regras do Benefício de Prestação Continuada
Segundo Sanya Aquino, uma das novidades é a permanência do BPC mesmo que haja mudança na renda familiar…
Deputado Osmar Filho visita Vila Romário e destaca avanços em obras de infraestrutura
Acompanhado da vereadora Clara Gomes, o parlamentar reforçou compromisso com a comunidade e elogiou atuação do Governo do…
Deputado Catulé Júnior acompanha inauguração de estádio e entrega de ações do Governo do Estado em São João do Sóter
Foram entregues no município, o Estádio Narcizão, carrinhos do Mais Renda e Cartões de Transporte Universitário e realizadas…
Brandão anuncia criação de auxílio a órfãos do feminicídio atendendo pedido da deputada Daniella
O Auxílio Financeiro aos Órfãos do Feminicídio é destinado a crianças e adolescentes que perderam suas mães vítimas…
MP garante pagamento de débitos fiscais com redução de juros e multas
Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (16), a Medida Provisória…