24 de agosto de 2025

‘Mais Saúde’ aborda questões relativas à adultização e problemas advindos do uso excessivo de telas

Psicóloga Tatiana Oliveira afirmou que o consumo desenfreado de conteúdos digitais pode comprometer a formação da identidade e o desenvolvimento cognitivo de crianças

‘Mais Saúde’ aborda questões relativas à adultização e problemas advindos do uso excessivo de telas

Jornalista Ismael Gama conversou com a psicóloga educacional Tatiana Oliveira, no programa 'Mais Saúde', da TV Assembleia

Agência Assembleia

A psicóloga educacional e clínica Tatiana Oliveira foi a entrevistada do programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar pela TV Assembleia, neste domingo (24), com apresentação de Ismael Gama. Na ocasião, a especialista abordou o tema adultização, uso excessivo de telas e exposição às redes sociais e suas consequências para crianças e pré-adolescentes.

A psicóloga explicou que adultização é a aceleração dos tempos de maturidade da criança, colocando sobre ela questões às quais ela não está pronta para lidar. Ressaltou ainda que a adultização perpassa diversas áreas do desenvolvimento e que pode ser agravada com o uso precoce de telas e redes sociais. Segundo ela, o consumo desenfreado de conteúdos digitais pode comprometer a formação da identidade, a autoestima e o desenvolvimento cognitivo desses indivíduos.

“As redes sociais acabam ditando o que é aceito, como se comportar, o que consumir. Isso compromete o processo natural de construção da identidade e provoca uma constante comparação negativa, que afeta diretamente a autoestima, principalmente das meninas”, afirmou a especialista.

Tatiana Oliveira frisou que a situação se agrava quando crianças de até dois anos de idade já são expostas a telas, contrariando as orientações da Organização Mundial da Saúde.

Dependência digital

Outro ponto abordado na entrevista foi a dependência digital, que tem se manifestado cada vez mais cedo. A psicóloga destacou que, em casos mais graves, os sintomas se assemelham ao de dependências químicas, exigindo acompanhamento clínico.

“A tecnologia aciona o sistema de recompensa do cérebro, o mesmo que está envolvido no uso de substâncias entorpecentes. Quando a criança já está dependente, a retirada das telas pode gerar irritabilidade intensa e até crises de abstinência”, explicou.

Para prevenir que a situação chegue a esse ponto, a especialista defende a atuação conjunta da família, da escola e da sociedade. Ela ressalta que o controle do tempo de exposição às telas deve ser feito por adultos atentos e engajados no cotidiano das crianças. “É o adulto quem precisa fazer essa vigilância. Saber o que a criança está consumindo, quanto tempo ela permanece conectada e, principalmente, propor outras formas de interação e aprendizado”, orientou.

A entrevista completa e as reportagens do programa ‘Mais Saúde’, que é apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Mais notícias

Iracema Vale participa do lançamento do projeto estadual “Tô Conectado”

A ação faz parte do programa ‘Educação de Verdade’ e vai distribuir tablets para mais de 250 mil…

‘Maranhão no Campo’ aborda levantamento da Cesta Básica no estado realizado pela Conab e Dieese

O levantamento é um marco importante para o Maranhão, que passa a integrar o rol de estados monitorados…

‘Diário da Manhã’ – Diretora-geral destaca retomada do Projeto Arena Alegria

Cássia Melo contou que, em sua quarta edição, ação foi retomada no dia 16 deste mês e movimentou…

Guarda-Roupa Social é tema de entrevista no programa ‘Café com Notícias’ 

Diretora Andrea Perimutter falou sobre a iniciativa do Fórum Desembargador Sarney Costa no programa da TV Assembleia

Dra. Vivianne destaca importância da campanha ‘Agosto Lilás’

Ela ressaltou que o Brasil é o país que tem o quinto maior índice de feminicídio no mundo

Carlos Lula reforça demandas das cidades de Coroatá e Açailândia e cobra ações do Governo do Estado

Deputado destaca recuperação da MA-020, em Coroatá, e solicita novas unidades de saúde e ambulâncias para Açailândia

Diário da Manhã’ – Susan Lucena fala sobre sua atuação como interventora na FMF

Ela ressaltou que foi levada ao posto de interventora da Federação Maranhense de Futebol por determinação do juiz…

Ricardo Arruda denuncia gastos exorbitantes em obras não realizadas na educação de Grajaú

O deputado afirmou que levantamento feito com registros datados, fotografias e georreferenciamento apontou que nenhuma obra foi efetivamente…