26 de julho de 2025
‘Maranhão no Campo’ destaca o Dia Internacional da Agricultura Familiar e os avanços na área
Superintendente reforçou o papel estratégico da SAF para garantir que trabalhadores do campo tenham acesso a políticas públicas que impulsionem a produção

Agência Assembleia
A atuação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) no fortalecimento da produção rural e na promoção de políticas públicas voltadas ao campo foi destaque no programa Maranhão no Campo, exibido neste sábado (26) pela TV Assembleia. A superintendente de Organização Produtiva da SAF, Ladyanne Azevedo, foi a entrevistada da edição, que teve como foco o ‘Dia Internacional da Agricultura Familiar’, celebrado em 25 de julho.
“A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e reconhece a contribuição essencial dos agricultores familiares para a segurança alimentar, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Na conversa com o apresentador Mário Porto, Ladyanne reforçou o papel estratégico da secretaria. “A SAF atua para garantir que trabalhadores e trabalhadoras do campo tenham acesso a políticas públicas que impulsionem a produção, aumentem a renda e valorizem seus saberes e práticas”, explicou.
Ela também destacou o compromisso do Governo do Maranhão com o setor. “Com o apoio do governador Carlos Brandão, temos avançado no fortalecimento das cadeias produtivas e na geração de renda para quem vive no campo. A agricultura familiar tem um papel fundamental no mundo. É ela que põe comida na mesa do cidadão”, afirmou.
Celebração
Para marcar a data, a SAF, em parceria com a Agerp e a Estação Conhecimento de Arari, realizou uma programação especial no Parque Ambiental do Itapiracó.
“Vamos celebrar essa data tão importante para toda a sociedade, pois alimentação saudável é um direito de todos. A agricultura familiar representa afeto, sustento e dignidade no prato de cada maranhense”, ressaltou.
A programação incluiu uma feirinha com empreendimentos da agricultura familiar, que vão comercializar produtos como farinha de mandioca, polpas de frutas, mel, derivados do babaçu, itens da reforma agrária e artesanato maranhense. Também houve distribuição de mudas de plantas frutíferas, medicinais e hortaliças, mediante cadastro prévio no site da SAF.
Encerrando a entrevista, Ladyanne deixou uma mensagem de valorização aos agricultores. “A SAF está de portas abertas e equipada para continuar apoiando quem vive da terra. Nosso compromisso é garantir condições para que esses trabalhadores sigam produzindo com dignidade e segurança. Eles têm nosso respeito, nosso apoio e nossa gratidão”, finalizou.
Mais notícias
‘Em Discussão’ destaca projetos da Agência Marandu de Inovação e Empreendedorismo da Uema
O papel da Marandu é incentivar e gerar inovação e novas empresas a partir da universidade, ofertando estrutura,…
‘Diário da Manhã’ aborda tarifaço imposto por Donald Trump e os impactos na economia do Maranhão
Segundo Fernando Mendonça, com o anúncio do tarifaço, o empresariado pisou no freio, analisou o novo cenário da…
‘Diário da Manhã’ destaca ações da Fapema no fomento da ciência e da tecnologia no Maranhão
Entre os projetos destacados está a implantação do Parque Tecnológico, que visa fortalecer a execução de ações integradas…
Maranhão é a quarta economia que mais cresce no país, afirma presidente do Imesc no ‘Café com Notícias’
Ele salientou que o estado tende a crescer acima da média nacional e que o setor primário teve…
Desparasitação é tema do ‘Saúde & Bem-Estar’ em conversa com enfermeira Valdilene Aroucha
A especialista explicou que parasitas podem se alojar em diversos órgãos, como intestino e fígado, comprometendo a saúde…
Superintendente da SAF destaca ações de incentivo à produção da agricultura familiar no ‘Diário da Manhã’
Segundo ela, a SAF vem ajudando a adotar novas práticas agrícolas sustentáveis, como a produção agroecologia e a…
‘Diário da Manhã’ – Supervisora destaca início do ‘Qualifica Maranhão’ em carretas-escola na capital
O programa leva capacitação profissional gratuita a jovens e adultos dos 217 municípios, por meio de carretas-escola totalmente…
Feira para valorização do afroempreendedorismo feminino é tema do ‘Revista Maranhão’
A ação reforça a importância do afroempreendedorismo e do fortalecimento econômico das comunidades negras maranhenses