21 de julho de 2025

‘Pautas Femininas’ chama atenção para o câncer de intestino e a importância do diagnóstico precoce

Oncologista Rachel Cossetti alertou que o câncer de intestino é silencioso e, quando diagnosticado tardiamente, se torna mais difícil de tratar

‘Pautas Femininas’ chama atenção para o câncer de intestino e a importância do diagnóstico precoce

Josélia Fonseca entrevistou a médica oncologista Rachel Cossetti, no programa 'Pautas Femininas'

Agência Assembleia

No programa ‘Pautas Femininas’ desta segunda-feira (21), a oncologista Rachel Cossetti trouxe à pauta um tema que ganhou destaque após a morte da cantora Preta Gil: o câncer colorretal.

“A perda da Preta nos lembra de uma realidade que muita gente ainda ignora. O câncer de intestino é silencioso e, quando diagnosticado tardiamente, se torna mais difícil de tratar”, alertou a médica, na entrevista concedida à radialista Josélia Fonseca, apresentadora do programa.

Segundo a oncologista, o câncer colorretal é o segundo mais comum no Brasil, com mais de 45 mil novos casos estimados para até final de 2025. “Chamamos de câncer colorretal as neoplasias que surgem no cólon ou no reto, ambos fazem parte do intestino grosso”, explicou.

A especialista reforçou que, apesar da gravidade, a doença pode ser curada quando descoberta precocemente. “O fator decisivo é o estágio no momento do diagnóstico. Quanto mais localizado o tumor, maiores são as chances de cura. Mas, em estágios avançados, essa possibilidade cai bastante”, pontuou.

Entre os fatores de risco estão obesidade, sedentarismo, alimentação rica em ultraprocessados e carne vermelha, além do próprio avanço da idade. “Depois dos 50 anos, o risco aumenta consideravelmente. Por isso, manter uma rotina de exames é indispensável”, destacou.

Colonoscopia

A colonoscopia segue sendo o exame fundamental para a detecção precoce. “É um procedimento que permite visualizar todo o intestino grosso e, quando necessário, retirar pólipos antes que eles virem um câncer. Deve ser feito a partir dos 45 anos, mesmo que a pessoa não apresente sintomas”, orientou.

Outra tecnologia destacada pela especialista é a biópsia líquida. “Ela detecta alterações genéticas no sangue antes mesmo que o câncer seja identificado pelos exames tradicionais. Além de ajudar no diagnóstico precoce, é uma ferramenta valiosa para monitorar a evolução da doença e definir o tratamento mais adequado”, esclarece.

Segundo Rachel, a técnica tem eficácia próxima de 92% e vem ganhando espaço, principalmente em terapias-alvo e imunoterapias. “É mais uma aliada na luta contra o câncer, mas nada substitui o rastreamento regular e a conscientização da população”, finalizou.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios