30 de julho de 2025
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede a redução da pena
Agência Assembleia
O programa Toda Mulher, exibido nesta quarta-feira (30) pela TV Assembleia, abordou o fim da atenuante de pena para estupradores jovens, menores de 21 anos, e idosos acima de 70. Para falar sobre o assunto, o programa recebeu a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.
Na conversa com a jornalista e apresentadora Márcia Carvalho, Susan revelou que quase foi vítima de estupro, falando não apenas como gestora, mas como mulher marcada pela violência sexual. “Não se pode admitir que a idade do agressor seja tratada como desculpa para um crime tão grave. O que essa lei faz é corrigir uma distorção histórica do nosso Código Penal”, disse.
A Lei 15.160 de 2025, sancionada este mês, impede a redução da pena de estupradores com base na idade. Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos criminosos. A nova regra também afasta a possibilidade de prescrição abreviada nesses casos.
De acordo com a diretora da Casa da Mulher Brasileira, os números de 2024 mostram a gravidade do problema, com mais de 83 mil casos de estupro registrados no país, o que representa uma média de 230 por dia. As principais vítimas continuam sendo mulheres.
“Não é só uma questão jurídica, é um posicionamento da sociedade. Não aceitamos mais brechas na lei que favoreçam o agressor”, destacou.
Sigilo
Susan Lucena também chamou atenção para a importância do sigilo durante o processo. Disse que esse cuidado protege a vítima e impede que o agressor use o medo para silenciá-la. “Muitas vezes, o silêncio é o que alimenta a repetição desses crimes. O estuprador volta a agir porque se sente seguro na impunidade”, frisou.
Ela reforçou, também, a necessidade de denunciar e destacou iniciativas como o banco nacional de estupradores, que já tem auxiliado no rastreio desses criminosos e mostra resultados no Maranhão. “A denúncia é essencial. Não podemos mais permitir que esses crimes fiquem invisíveis ou abafados. Denunciar é proteger a si e a outras mulheres”, declarou.
Estupro virtual
Além do fim das atenuantes, o Congresso discute o aumento das penas para crimes sexuais e o reconhecimento do estupro virtual.
Susan encerrou lembrando que nenhuma mudança na lei será suficiente sem acolhimento, políticas públicas e o fortalecimento das redes de proteção. “Ou há punição justa, ou estamos sendo coniventes com a barbárie”, concluiu.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo
Cláudio Cunha e Yglésio Moisés rebatem oposição e reconhecem melhorias feitas pelo governo estadual no sistema de ferry-boat
Ambos falaram sobre ações realizadas pelo governo visando à melhoria do sistema
Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval
Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio
Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão
Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado
Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’
A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas
Projeto institui política de atenção à saúde da mulher soropositiva e prevenção da transmissão do HIV
Projeto é de autoria do deputado Wellington do Curso